28.dez.2016

Dicas para viajar de carro com crianças!

Oi gurias, viajar com crianças nem sempre é uma tarefa fácil, mas também não é tão difícil assim, basta querer e se organizar. Já escrevi um post sobre viagens com bebê, quando Caetano tinha 5 meses e viajamos para Gramado/RS, falei sobre isso, se vale a pena viajar com bebês (leiam aqui). Hoje darei dicas para que sua viagem de carro seja mais tranquila e leve!

1- A primeira dica é que tenha em mente que FÉRIAS depois dos filhos nunca será para descansar! Não vá pensando que vocês vão voltar com energias renovadas, tenha certeza que vocês vão se divertir muito, mas irão se cansar um monte! A não ser que seus filhos sejam maiores e vocês estejam num resort que tenha estrutura e atividades para as crianças, aí pode ser que descanse enquanto seu filho faz atividades para a idade dele, mas se você têm filhos pequenos, certamente irão precisar de férias depois das férias! (risos)

2- Converse com seu filho sobre a viagem e o tempo que vai demorar! A conversa vai depender da idade do seu filho, claro, mas é muito importante conversar que irão viajar, mostrar no relógio quanto tempo vai demorar, para que ele saiba o que esperar. Mesmo assim se prepare para ouvir 13584728 vezes se já estão chegando. (risos)

3 – Não tenha PRESSA em chegar! Se programem para várias paradas durante a viagem, quantas forem necessárias. Se tiver calor, o ideal é sair bem cedo para evitar o sol em cima do carro e que fique muito quente. Ah, quanto antes sairem é mais provável que seu filho irá dormir na viagem, então vale a pena madrugar. Se seu filho for bebê é importante parar para amamentar, fazer arrotar, trocar fraldas, até para sair um pouco do bebê conforto e esticar o corpinho. Nós normalmente paramos a cada uma hora e meia, ou de duas em duas horas, depende das crianças. Nunca fizemos viagens muito longas, mas paramos sempre que estão agitados, comemos um lanche, conversamos e voltamos para o carro, não podemos viajar pensando em chegar logo!

4 – Leve lanches e bebidas! O “tédio” da viagem pode fazer com que as crianças fiquem ansiosas e esfomeadas, por isso é importante levar lanchinhos como frutas, bolachinhas, sanduíches e água e sucos. Eu lembro como se fosse hoje das viagens com meus pais, minha mãe fazia os melhores sanduíches do mundo, era uma coisa tão simples, mas nunca esqueci desse sanduíche da minha mãe, viagens são ótimas para criar memórias na infância das crianças.

5 – Kit Higiene! Levar uma necessaire a mão com tudo que for necessário para troca de fraldas, limpar as mãos e o rosto: fraldas, lenço umedecido, fraldinha de boca, guardanapos, protetor solar e o que mais achares necessário.

5 – Kit Farmácinha! Levar uma necessaire a mão com termômetro, antitérmico, remédio para enjoo (conversar com a pediatra), repelente e pomada para picada de inseto.

6- Diversão para as crianças! Levar uma mochila com alguns brinquedos que mais gostam, tablet ou celular, dvd, revistinhas ou livros. Nós temos viajado com frequência, pois agora estamos longe da família e temos ido visitar, a viagem é de 260km e fazemos em 3 horas ou 3 horas e meia. Fazemos uma parada em torno de 1 hora e meia depois que saímos, em um posto que amamos, lanche de qualidade, preço bom e tem até espaço kids (Posto Túlio km 72 BR101, sentido Floripa – Porto Alegre, fazemos um retorno). Os guris normalmente dormem ou assistem DVD, o Santi sempre dorme, e quando paramos ele mama e depois trocamos a fralda. Por enquanto uma parada tem sido ótima.

7 – Levar uma sacola com muda de roupa para cada filho! É muito importante levar mais um conjunto de roupas a mão, pois eles podem se sujar com comida, ou escapar um xixi e aí é mais prático levar uma bolsa de mão do que abrir mala e procurar roupa para as crianças!

8 – Tenha certeza que as cadeirinhas são confortáveis e seguras: No nosso carro cabe um assento para o Antônio, que vai no meio, o bebê conforto para Santiago que vai atrás do meu banco e uma cadeirinha para o Caetano que vai atrás do banco do marido. Levamos almofadas para o pescoço, almofada de cinto para que o pescoço fique confortável caso durmam durante a viagem.

Então é isso, nós amamos viajar, sempre é bom conhecer novos lugares, novas pessoas, uma cultura diferente ainda que no nosso país. Viajar faz bem para a alma, como dizem por aí, é a única coisa que tu compra e te deixa mais rica! Na maioria das vezes voltamos mais cansadas do que fomos, eu sei, mas com muitas histórias para contar!

Beijos

Angi