Dicas úteis para cuidar do bebê em seu primeiro mês fora da barriga
Durante a gravidez achamos que quando o bebê nascer tudo será cor-de-rosa. Mas o primeiro mês é um pouco caótico. Para facilitar a vida do casal, contarei o que funcionou e foi útil nas situações do dia a dia com o guri, aqui em casa.
As maiores preocupações com o bebê são: sono, cólicas, banho e choros!
O sono do bebê é uma das grandes preocupações dos pais. Todos querem que o bebê durma a noite inteira, mas com a ansiedade do primeiro mês, é normal os pais não conseguirem dormir. Você quer que seu filho durma, mas quer que ele acorde, para ter certeza que está tudo bem.
É sempre bom lembrar que os bebês abrem os olhos ao sentirem alguma necessidade, como fome, cólica, ou quando está incomodado com a fralda suja. Aqui em casa o que não podia faltar para o soninho tranquilo e seguro do Antônio era a CHUPETA!
Antônio não foi um bebê que sofreu de cólicas, para minha alegria. Mas a bolsa de água quente, com essência de camomila estava sempre por perto.
- O banho relaxa o bebê e pode ser uma boa oportunidade do papai criar um momento de intimidade entre os dois (mas certamente se aplica aos demais familiares e, obviamente à mamãe também). A dica para esse momento é preparar TUDO antes de começá-lo. Então, separe:
- Sabonete líquido: normalmente aqueles que servem como xampu e sabonete;
- Toalha de banho, com capuz para proteger a cabeça do bebê;
- Termômetro de banheira, para o banho ficar na temperatura ideal;
- Roupinha;
- Fralda.
DICA:A banheira perfeita é aquelas com trocadores, pois você dá o banho e pode trocar o bebê no mesmo ambiente, sem se preocupar com a mudança de temperatura. Essa dica é para os bebês que nascem no inverno ou para banhos à noite.
O momento de fazer a higiene do bebê é quando descobrirmos que somos muito menos “frescas” do que pensamos ser. Limpar o umbigo e trocar fraldas de cocô de todas as cores e texturas é algo que só a maternidade faz por nós. Nessa hora, o que não pode faltar:
- Fralda de pano;
- Algodão;
- Térmica com água morna, ou chá de camomila, para limpar o bumbum do bebê;
- Cotonetes para limpar o coto umbilical;
- Álcool 70 % para limpar o coto umbilical;
- Fraldas;
- Pomada para evitar assaduras;
- Álcool gel, para visitas.
O começo por vezes não é como sempre imaginamos, mas saiba que você não está só. É cansativo para todos os pais e mães. A dica para ter um ambiente mais agradável é ter sempre músicas relaxantes. Cantarole, brinque, sorria e curta o momento… ele não dura pra sempre e você sentirá saudades! Envolva-se com seu filho. Ah , lembre-se: integre o marido e/ou irmãozinho nas tarefas diárias, todos vão adorar!
Ele já foi desse tamanico!#own |
Foto aos 30 dias, sobrevivemos!rs |
![]() |
Clique aqui e conheça o Blog da Natura Mamãe e Bebê |
E vocês, tem alguma dica para compartilhar?
Beijos
Angi