18.dez.2010

Dormir de barriga para cima é mais seguro?

A hora de dormir sempre foi uma preocupação a parte, eu estava lendo em alguns artigos sobre como dormir! Vou resumir um pouco e colocar o que achei mais importante:


No site da Pastoral da Criança tem muitas informações, sobre a campanha da posição correta para o bebê dormir, gostaria de saber qual vocês colocam seus filhos para dormir? 
Eu sempre ouvi falar de colocar ele para dormir de lado, entre aqueles rolinhos,sabem? Assim caso ele tivesse refluxo, vomitaria para o lado. Minhas amigas-mães também são a favor dessa posição, inclusive uma delas me contou uma história de uma amiga dela, que deixava a filha dela de barriguinha para cima, e ela engoliu o vomito, e quase morreu, ela se engasgou, e tiveram que aspirar o vomito com a boca!DEUSOLIVRE!! Sim pode ser um caso a parte, mas todo o cuidado é pouco nessa hora!

Nessa campanha, eles alertam sobre os perigos de brinquedos, protetores de berço, rolinhos, fraldinhas soltas no berço do bebê, ai que medo agora! O Antônio tem tudo isso e mais um pouco!Nos EUA os protetores de berço foram até proibidos!
Na campanha da Pastoral da Criança, sempre surgiam questionamentos sobre os paninhos/fraldinhas/cheirinhos. A explicação é a seguinte: A criança, durante o sono, pode puxar ou ficar com o pano muito próximo do nariz, o que pode causar sufocamento ou diminuir a capacidade respiratório do bebê. Quando a criança não morre sufocada, ela pode ir se “acostumando” com essa diminuição da capacidade respiratória, respirando menos ar ou um ar “viciado”. Isso pode provocar desde pequenas lesões no cérebro até um apagão, ou seja, a morte súbita, quando o bebê simplesmente para de respirar. Isso acontece porque ele ainda é muito imatura e não tem reflexos para virar ou mudar de posição, como um adulto faz quando dorme com a cabeça embaixo das cobertas.
Ainda na campanha, alguns pais comentam o fato do bebê “dormir mais tranquilo quando estão de barriga para baixo ou com o paninho perto do nariz”. A explicação é a mesma acima. Sempre dizemos que, nós adultos, quando estamos numa sala abafada e quente, ou mesmo dentro do carro com os vidros fechados, sentimos sono. O mesmo acontece com os bebês, eles dormem “mais tranquilos”, pois ficam meio que anestesiados com a pouca disponibilidade de ar.
Gente, percebi que estava fazendo algumas coisas erradas, vou conversar melhor com a pediatra dele, mas ,vamos ficar espertas, mamães!
Para ter um sono seguro,pequenos detalhes garantem a segurança dos pequenos enquanto dormem:
* Acomode no berço apenas o bebê e o lençol/cobertor.
* Não deixe bichos de pelúcias, travesseiros ou objetos fofos junto com a criança durante o sono.
* A criança deve dormir de barriga para cima e posicionada no centro.
* Utilize colchões firmes, sem embalagem plástica.
* O lençol ou a manta devem ficar presos embaixo do colchão.
* Cubra o bebê até a altura do peito, com os braços sobre o cobertor. Para evitar o frio, utilize blusas e uma luva.
* Não agasalhe a criança em excesso. O ideal é vesti-la com uma peça de roupa a mais que os adultos estiverem usando em temperatura ambiente.

Fonte: ONG Criança Segura, Pastoral da Criança e Hospital Pequeno Príncipe
Gazeta do Povo (Curitiba/PR) – Vida e Cidadania – 11/10/2010 – Pág. 6
E como dormem os filhos de vocês? São a favor da campanha? Usam cheirinhos, fraldinhas, paninhos? Tem protetor de berço?
Beijos e bom sábado!!
 
 
 
 
 
 

Comente pelo Facebook

Leia mais!