1.jun.2017

O que é criptorquidia?

Oi oi gurias, vocês já ouviram falar em CRIPTORQUIDIA? Hoje a Dra. Fernanda do Blog Seu Pediatra esclarece sobre o assunto! A Dra. Fernanda Freire é pediatra e alergista em São Paulo, se você é de São Paulo e precisa de pediatra eu super indico a Dra Fernanda, se vocês quiserem ver mais informações sobre o consultório, acessem AQUI.

Outro assunto muito importante para mães e pais de guris é sobre a fimose, leiam também TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FIMOSE!

criptorquidia

O nome é difícil e é bem estranho mesmo CRIPTORQUIDIA, é um assunto para as mães e pais de guris, mas que as mães de gurias também podem ajudar compartilhando com as amigas.

O que é criptorquidia?
Cripto significa oculto e orqui é testículo. Criptorquidia é quando o testículo não está no lugar que deveria estar, a bolsa escrotal.

Normalmente falamos que o testículo não desceu, talvez você já deva ter ouvido desse jeito. Quando conseguimos palpar os testículos na bolsa escrotal significa que ele já desceu. O diagnóstico é feito através do exame físico do recém-nascido.

Vamos entender melhor como isso acontece?

No feto os testículos se desenvolvem dentro da barriga e depois começam a descer para a bolsa escrotal no final da gestação. Eles descem, pois, para produzir os espermatozoides precisa de um lugar mais frio e dentro da barriga tem muito calor.

A criptorquidia acontece quando por algum motivo o testículo fica parado em algum lugar do trajeto e não chega na bolsa escrotal. Isso pode acontecer com os dois testículos ou apenas de um lado. É comum acontecer, pode acometer cerca de 3 % dos recém-nascidos e é mais comum ainda em prematuros, podem chegar a 20%.

criptorquidismo

Qual o problema quando ele não desce?

Quando ele não desce e fica em um lugar mais quente do que o que era esperado existe risco de infertilidade pois não consegue produzir os espermatozoides, existe também risco de se transformar em um tumor ao longo do tempo e outras complicações que podem ocorrer é a torção testicular e a hérnia.

Qual é o tratamento?

Na maior parte dos casos o testículo pode completar sua descida até os três meses de idade do bebê. Quando ele não desce até um ano de idade, provavelmente não vai mais descer sozinho e precisa colocar ele no lugar correto através da cirurgia para evitar as complicações. O nome dessa cirurgia é orquiopexia. Normalmente a cirurgia é feita entre os 6 meses e os 18 meses. Em alguns casos específicos pode tentar o tratamento com hormônios antes.

Se demorar muito para fazer o diagnóstico pode ser necessário retirar o testículo, dependendo do tempo (orquiectomia).

Porem se tratado corretamente no tempo correto o testículo se desenvolve normalmente e não terá as complicações, por isso a importância de estar atento e buscar o especialista.

Beijos, Gurias.

Dra. Fernanda Freire – Alergista e Pediatra em São Paulo – (11) 2788-5202

www.facebook.com/seupediatra

 

Comente pelo Facebook

  • Oi Angi
    Nossa, não sabia que o nome era esse
    Post super útil, gostei demais!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Leia mais!