O que é Exantema Súbito ou Roséola?
Oi oi gurias, vocês já ouviram falar em Exantema Subito ou Roseola? Hoje a Dra. Fernanda do Blog Seu Pediatra esclarece sobre o assunto! A Dra. Fernanda Freire é pediatra e alergista em São Paulo, se você é de São Paulo e precisa de pediatra eu super indico a Dra Fernanda, se vocês quiserem ver mais informações sobre o consultório, clique aqui.
A roséola ou exantema súbito é uma doença normalmente benigna, mas que deixam mães e pais muito apreensivos, então é sempre bom conhecer um pouquinho mais sobre a doença.

imagem google
O que causa a roséola?
O exantema súbito é causado por um vírus, o vírus mais comum é o vírus do Herpes humano tipo 6, porém outros vírus também podem causar a doença, como o vírus do herpes humano tipo 7, enterovirus, coxsackie vírus A e B, adenovírus e parainfluenza. e por isso que muitas vezes não se identifica qual o vírus causador.
Como se pega a roséola?
O vírus normalmente é transmitido de criança para criança por meio de gotículas de saliva e secreção. Também pode acontecer de um adulto estar com o vírus mas não apresentar sintomas e transmitir para a criança que irá iniciar com os sintomas.
Quais são os sintomas do exantema súbito?
A doença começa com uma febre alta repentina, acima de 38oC, chegando a 40 oC, por isso os pais ficam muito assustados e com razão, e a criança não apresenta nenhum outro sintoma. Depois de 3 a 5 dias a febre desaparece e começam manchas vermelhas pelo corpo, principalmente no tronco podendo atingir também os membros. As manchas normalmente não coçam.
A Roséola atinge principalmente os pequenos de 6 meses até 3 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Algumas crianças podem ter um quadro mais leve, com febre mais baixa e apresentar as manchas vermelhas mais fracas ou mesmo nem apresentar as manchas. Por isso que nem sempre consegue identificar de quem a criança pegou a doença.
Como é feito o diagnóstico da roséola?
O diagnóstico é feito com base na história clínica da criança. E normalmente só é feito após a febre ir embora e aparecerem as manchas. Por isso é preciso ter uma pouco de paciência, levar ao pediatra para avaliar se existe outra causa para a febre e observar o estado geral da criança.
Os exames de sangue nem sempre são necessários pois como falado, muito vírus podem causar a mesma doença e ele nem sempre é identificado, e também não muda o tratamento. Então só são solicitados exames para descartar outras doenças se for necessário.
Como é o tratamento da doença?
O tratamento do exantema súbito é apenas sintomático. Medicamentos para reduzir a febre, manter a criança bem hidratada, afastar da escola para não transmitir a doença e fazer o acompanhamento clínico com o pediatra para ver se existe algum outro motivo para a febre ou complicações.
As manchas irão desaparecer sozinhas e normalmente não precisam de medicação.
Por que é importante o acompanhamento adequado?
Como é uma doença que causa febre alta os pais normalmente ficam desesperados, com razão, por isso é melhor ter um médico que já conheça a criança e possa acompanhar de perto e tranquilizar os pais. É importante evitar o uso desnecessário de antibióticos, pois acabam confundindo o quadro já que quando as manchas aparecerem pode confundir com alergia ao remédio, e na verdade as manchas são da doença.
Ficou alguma dúvida? Quer sugerir outro assunto? Então comenta aí, que pode ser um próximo post!
Dra. Fernanda Freire – Alergista e Pediatra em São Paulo – Para mais informação sobre o consultório clique aqui.