11.out.2016

O que é o Tampão Mucoso?

Oi gurias, hoje tem mais um post da Janine, que é minha amiga/doula e colunista do Blog. Hoje o post é sobre o Tampão Mucoso, já ouviram falar? Na gravidez do Antônio e do Caetano eu não vi meu tampão sair, mas na gravidez do Santi ele começou a sair com 30 semanas, bem clarinho, depois com 36 semanas saiu mais um pouco e no dia que ele nasceu, saiu com um pouco de sangue! Ah, quem estiver procurando uma doula, super indico a Janine, ela atende Porto Alegre e Grande Porto Alegre, o email dela é [email protected] 

” O tampão mucoso ou rolha de Schröder é uma quantidade de secreções produzidas pelas  glândulas cervicais do útero, espessas durante a gestação devido a ação da progesterona.

O objetivo é de fechar o colo do útero e protege-lo de bactérias e corpos estranhos, evitando doenças ou algum tipo de infecção ao feto. 

tampao_mucoso

Seu desprendimento pode estar, ou não relacionado ao início do trabalho de parto.

Cada gestação, corpo, mulher é diferente em relação a tantos detalhes, inclusive a liberação do tampão mucoso. Existem mulheres que pularão esta etapa, podendo nem ser percebido ou, sair aos poucos, ser eliminado até 2 semanas antes do nascimento do bebê, durante o trabalho de parto ativo ou até no pós parto.

Sua saída é esporádica e inicia associado a uma mudança hormonal, o aumento do estrogênio deixa o tampão mais fino e colo do útero já se prepara para a dilatação. É mais comum após as 37 semanas de gestação.

O muco tem a característica de um catarro, gelatina ou clara de ovo, podendo ser sanguinolenta, de aspecto escuro ou amarelado. Se houver algum sinal de sangramento que não tenha as características do tampão mucoso, a gestante precisa ser avaliada. Vejam as fotos: 

foto-tampao-mucoso-02

foto-tampao-mucoso-03

É um momento que a gestante deve estar atenta a outros sinais que caracterizem o trabalho de parto, como o surgimento e frequência de contrações e a perda do líquido amniótico.

Então, a perda do tampão pode ser um sinal para que a família já  esteja com a organização da chegada do bebê em dia, conferir documentação, mala da maternidade, quarto do bebê, roupinhas…

Aproveite todos os momentos e lembre que o parto é fisiológico, seu corpo está mostrando que o nascimento do seu filho está próximo.” 

beijos

Janine – Enfermeira e doula, faz parte do Grupo AMI, profissionais da saúde que prestam serviços especializados de acompanhamento, apoio e orientações às mulheres e suas famílias!

Comente pelo Facebook

Leia mais!