28.jan.2016

Gravidez e o Zika Vírus!

Gurias, desde que postei sobre a minha gravidez, tenho recebido muuuuitas perguntas sobre o Zika Vírus! Eu entendo a preocupação de vocês, é seríssimo e temos que nos preocupar, por isso resolvi fazer um post contando como tenho me cuidado e o que penso sobre o assunto. Lembrando que ano passado a Dra Fernanda do site Seu Pediatra escreveu um post super esclarecedor AQUI sobre o Zika Vírus, quem não leu, tem que ler!!!!! 

Eu moro em Canoas, região da Grande Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Até hoje, não tem nenhum caso de Zika Vírus confirmado na minha região! Claro que fico preocupada com a situação do Brasil, mas me sinto segura em relação a isso. Temos todos os cuidados para evitar qualquer picada de qualquer mosquito. Colocamos telas de mosquito em todas as janelas de casa, e usamos Raid nas tomadas, principalmente na sala, onde abrimos a porta e pode vir a entrar mosquitos. Além disso, quando saímos, eu passo repelente em toda família. Eu estou usando Exposis gel e nos guris eu uso Johnson’s baby. E logo chega o outono e friozinho e os mosquitos diminuem… 

Sinceramente, eu tenho muito mais medo da violência, que só aumenta em todo Brasil, do que do Zika Vírus. Diariamente vejo casos de violência a cidadãos de bem, trabalhadores, pais e mães de família… Eu evito ver jornal de notícias na televisão, não sou daquelas que caça desgraça na internet, mas sempre tem quem compartilhe essas coisas nas redes sociais e do pouco que eu vejo eu fico CHOCADA! Do mosquito a gente pode se proteger, cuidando da água parada, usando repelente, mas da violência, só nos resta rezar!

Acredito que muitas mulheres tem vontade de engravidar agora, mas estão com medo do Zika Vírus. Mas acredito que vocês tem que avaliar alguns fatores:

  1.  A região que vocês moram! Tem casos de Zika Vírus? Se sim, talvez seja melhor evitar mesmo engravidar nesse momento, mas só você poderá tomar essa decisão. 
  2. Tu és uma pessoa ansiosa? Achas que vais curtir a gravidez ou ficará tensa do início ao fim da gravidez? Se sim, talvez seja melhor não engravidar, pois a gravidez é um momento lindo e a mãe tem que curtir o momento e não viver tensa!
  3. Vocês tem condições de colocar tela de mosquito em casa? Acredito ser um ótimo investimento, pois protege muito. Estamos com telas há um mês e nos arrependemos de não termos colocado antes, é bom demais, não entra nenhum inseto!

Acredito que é uma decisão do casal, não da tua mãe, nem da sogra. Não deixe ninguém te influenciar negativamente, já que a vida é sua e só vocês podem saber o que é melhor e o que querem! Se resolver que quer engravidar, tem que estar ciente que tem que se cuidar!

  1. Usar repelentes nos ambientes da casa;
  2. Se puder coloque tela contra insetos;
  3. Invista em repelentes sempre que sair para ambientes externos, cuidando o tempo de reaplicar, não vai se intoxicar de repelente!
  4. E tem que CURTIR a gravidez! A gravidez é um momento LINDO da vida da mulher e de todos que a cercam!! Se engravidou, CURTA, tome todos os cuidados que estiverem ao seu alcance, mas não entre numa paranóia, senão as lembranças da gravidez serão as piores possíveis! 

Por isso estou cuidando muito, cuidando do ninho, mas também estou curtindo muito!!! Espero que tenha esclarecido as duvidas de vocês, e agora cabe a vocês avaliarem se agora é a hora de aumentar a família, ou esperar mais um pouco! 

Beijos

Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!