9.ago.2011

Green is Great – Pense verde, e faça a diferença!

Já falei aqui no blog sobre a ” Green is Great “, quando escolhemos o nome do macaco do site. É uma marca de enxoval super fofo, lindos e confortáveis, e que além disso, se preocupa com o meio ambiente. Para apresentar o nosso novo parceiro, achei que seria legal convidar a Beatriz, que é a dona da empresa, para um bate, sintam-se em casa, e vamos tomar um cafézinho juntas? 

Você trabalha com enxovais e produtos para bebês, quando surgiu a idéia de trabalhar com matéria prima ecologicamente responsável?
Não sei dizer desde quando, pois sempre tive preocupação com o meio ambiente e o que consumia. Meus pais tinham um sítio e separávamos e aproveitávamos todo o “lixo” de casa: saquinhos de leite para trocar por mudas nativas, as casacas de ovo para a terra, restos de comida para os bichos, potes para guardar mel, caixas de ovos eram reaproveitadas, etc. E muito do que comíamos vinha de lá, sem produtos químicos. Estudei biologia, parei de comer carne vermelha ainda na faculdade, “pregava” a economia de água e luz, enfim, eram valores presentes no meu dia a dia desde minha adolescência.
Quando fiz mestrado em ecologia na Holanda, já em 1992, vivenciei atitudes mais coletivas, como não haver copos descartáveis na universidade, não usar sacolas plásticas no super, usar somente papel reciclado nas impressoras e copiadoras, e meu círculo de amizades compartilhava dessa preocupação. Lembro uma festa que fiz e cada um levou seu copo para que não precisasse usar copos plásticos. Lá já havia lojas e produtos “amigos do meio ambiente” que meus amigos e eu comprávamos sempre que possível (éramos estudantes e isso custava mais caro).
Quando voltei para cá em 95 foi um choque conviver com o desperdício e a falta de cuidados com o que se consumia.
Quando trabalhei no mercado de couro, tentava fazer parcerias com fabricantes que tivessem tratamento de efluentes, aproveitamento de água, couro vegetal, etc. No escritório reaproveitamento de papel, economia de luz, mas eu era vista como uma idealista verde fora da casinha.
Então quando engravidei comecei a procurar produtos naturais para meu bebe e não havia nada na época e daí para fazer meu próprio negócio, não tinha dúvida que seria algo nessa direção. Tanto que quando comentava entre meus amigos das ideias do que queria fazer, todos me diziam que “era a minha cara”.

Qual a inspiração da sua coleção, e por quê?
Eu tento fazer coisas que procurei, mas não encontrei para comprar: artigos naturais, ecológicos que fossem ao mesmo tempo bonitos, confortáveis e “clean”. Então optei por detalhes mais discretos, como algum xadrez, ou florais. A coleção Curupira que é dos bichos brasileiros é a principal. Os bichos tem uma função educativa porque observo que as crianças não conhecem os animais da nossa fauna, simplesmente porque não tem contato, não tem oportunidade de vê-los e saber que existem. Eles têm muito mais informação sobre animais africanos, australianos, indianos do que os nossos. Muitas crianças pensam que se forem para a floresta Amazônica vão ver girafas junto de leões, pandas e chimpanzés. E agora ficou linda com os bichos desenhados pelo Moa que é um cartunista de quem gosto muito.

Para você, o que é ser ecologicamente responsável?
É pensar em suas ações continuamente: avaliar quais opções se tem e optar pela de menor impacto ao ambiente. Acredito que o ideal não existe então temos que procurar o equilíbrio dentro do que é possível na vida de cada um. É pensar nas consequências dos seus atos não só para você mesmo, mas também para os outros, é olhar para o futuro e ter consciência que ele depende de nós. Então, quando se tem a opção de fazer o que provoca menos impacto, é optar por isso mesmo que dê um pouco mais de trabalho, ou que seja um pouco mais caro.A Green is Great tenta não só vender produtos ecologicamente corretos, mas também passar o conceito que está por trás deles, que é de pensar naquilo que consumimos, optar por produtos de origem selecionada, pensar no que queremos para nossos filhos e isso, as vezes, é o mais difícil.As pessoas costumam achar isso tudo muito bacana, mas para os outros, a maioria não quer se dar ao trabalho de mudar seus hábitos, nem mesmo pelo bem estar dos seus filhos e netos. O futuro lhes parece algo muito longe e desconectado de suas açõe cotidianas no presente.



Quais os produtos que você produz?

Por enquanto tenho lençois de berço, mantas de verão, gorrinhos de inverno e verão, mantas para inverno com e sem forro, saquinhos de passeio e de dormir, paninhos de boca, capas de almofadas, e sob encomenda faço protetores de berço, rolinhos e almofadas de amamentação. Esses artigos são feitos ou em algodão orgânico ou com tecidos feitos com fibra de garrafa PET reciclada ou ainda tecidos com fibras de PET e algodão reciclados. Eles tem bordados ou aplicações de bichos brasileiros ou com o nome do bebê.

Quem confecciona esses produtos?

Em geral, eu faço o modelo, e a maioria dos produtos é confeccionada por uma cooperativa de costureiras. Alguns tem sido feitos por mulheres de um grupo de mães artesãs de uma vila, e os bordados e aplicações feitos por outro grupo de artesãs e mulheres. São profissionais autônomas que me auxiliam conforme as encomendas. 



O que vocês acharam?
Vocês se preocupam em pensar mais verde? E utilizar produtos de empresas eco-sustentáveis?
Vamos compartilhar opiniões!
Para conhecer mais da Green is Great clique AQUI, e conheça o site!
Para entrar em contato com  a Bia, clique AQUI.
E lógico que consegui para todos vocês, leitores do blog, um desconto de 15% nesse mês de agosto, em todos os produtos da Green is Great, APROVEITEM!


Comente pelo Facebook

Leia mais!