17.jul.2015

A importância de dizer NÃO!

Eu tenho muita dificuldade em dizer NÃO! Vocês já pararam para pensar por que é tão difícil dizer não? Eu sei, lá no fundinho queremos agradar os outros, ser queridos, amados e pensamos que dizendo sim, ganharemos “pontos” com essa pessoa. Quem nunca disse SIM, querendo dizer NÃO? E quem já se arrependeu eternamente daquele SIM, ficou estressada e cansada e jurou que não diria mais, mas acaba dizendo logo que pedem sua ajuda novamente. E quantas vezes precisamos de ajuda e ouvimos um sonoro NÃO?

Crescemos ouvindo que temos que ajudar os outros. Ninguém nos ensina que temos que cuidar de nós mesmas, nos priorizar, por isso que temos tanta dificuldade em dizer não para os outros, preferimos dizer não para nossas vontades, prioridades.

É muito difícil, mas com o tempo aprendi que dizer NÃO a algo que não é importante para mim, estarei dizendo SIM a algo que é importante mim, minha saúde, família, amigos, filhos, enfim, minhas prioridades na vida!

Aprendi que falar não para um amigo, para a mãe, para o marido e até para o filho não significa que não AME a pessoa, mas que realmente não posso querer abraçar o mundo sempre! Se um amigo ficar chateado porque você não pode ajudar em uma determinada situação então não era amigo de verdade, as pessoas tem que entender que cada um tem sua prioridade, não é egoísmo pensar em você primeiro, é amor próprio!

Cá entre nós, conheço pessoas que falam sim para tudo e para todos, mas vivem reclamando que fazem coisas demais, que estão sempre cansadas e estressadas. Se quer fazer tudo para todos, então faça com amor, não reclame!  #PenseBem #ParaRefletir #AsVezesEuFaçoIsso 

Por causa do Blog eu recebo muitos emails e mensagens de mães que também querem fazer um Blog de maternidade. Porém eu não sou consultora de blogueiras, não sou formada em jornalismo, nem mesmo marketing, tudo que aprendi com o meu Blog é fruto de muita pesquisa, prática e um pouco de intuição… No começo eu conseguia responder e até dar umas dicas, mas hoje em dia simplesmente não consigo, minha prioridade são meus filhos e se tiver que responder todos os emails e mensagens, vou passar noite e dia fazendo isso, não tem a menor chance… 

Quando você diz SIM sem pensar se você realmente pode e quer fazer algo pelo outro você acaba priorizando os outros e não você; vai viver cansada e estressada, não terá tempo para o que é importante para você, nem para descansar e vai acabar super frustrada!

Não estou dizendo que tem que dizer NÃO para tudo e para todos, até podemos falar SIM, querendo falar NÃO, mas que devemos avaliar se podemos e queremos ajudar quem está pedindo. Atualmente com as mensagens no face, no whats app, acabamos dizendo SIM, pois não conseguimos pensar direito/rápido, acontece tudo muito rápido, mas leia a mensagem e diga que vai pensar, que vai ver sua agenda, seus horários, não precisamos responder imediatamente!

Tenha em mente que quando você nega algo, não precisa dar longas explicações, seja honesta com a pessoa e contigo mesma, não precisa inventar desculpas. 

Todos nós temos dificuldade em dizer não às coisas e às pessoas, mas diga SIM para você, para sua saúde. Pense bem, analise cada caso e seja muito feliz!

Beijos

Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!