16.abr.2014

Introdução Alimentar com BLW (Baby Led Weaning)

Seu bebe completou 6 meses e está na hora de iniciar a introdução de novos alimentos, e agora, como fazer? Já ouviu falar no BLW – baby led weaning, nada mais é do que deixar o seu bebê comer sozinho. Esqueça as colheres e as papinhas.

babyledweaning_

Imagem daqui!

Criado por Gill Rapley o método BLW defende que os bebês com mais de seis meses se alimentem sozinhos com as próprias mãos, estabelecendo o próprio ritmo para as refeições. Os pais oferecem alimentos de tamanho e forma que o bebê possa pegar com a mão, assim o bebe escolhe o que vai comer e a quantidade que vai comer.

O BLW acaba desestimulando o uso de liquidificador por parte das mães, que é ótimo, porque assim os bebês aprendem a mastigar mesmo que sem dentes, desenvolvem maior autonomia e uma boa relação com a comida.

Vocês devem estar se perguntando, mas e o bebê não vai se engasgar? Os engasgos são raros, mas podem acontecer como com qualquer outro alimento, leite materno, papinhas, objetos. E segundo estudos é muito mais fácil o bebê se engasgar quando são alimentos por colher, onde a comida é levada para o fundo da boca. O bebê pode ter reações de reflexo como tossir, cuspir, fazer ânsia.

Atenção: só devem utilizar este método bebês com seis meses ou mais, que fiquem sentados sozinhos, os bebês devem ser supervisionados quando estiverem comendo e não oferecer alimentos pequenos como castanhas, amendoim, azeitonas. Não cozinhe demais os alimentos, assim ao pegar com a mão ele irá se desmanchar.

Para as que se sentem inseguras em ofertar todas as refeições pelo método BLW podem intercalar. Deixe o bebê fazer os lanches sozinhos e oferte o almoço e jantar com a colher…mas mesmo nestas refeições a dica é sempre deixar algum alimento ao alcance do bebê. Para exemplificar assintam ao vídeo, ele mostra a primeira semana do método.

 

E vocês já testaram? Se já nos contem como como foi.

Boa sorte e muita paciência para limpar a sujeira 😉

Abraços Joci

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

 

Comente pelo Facebook

Leia mais!