13.out.2014

Introdução Alimentar: passo a passo!

Se passaram os 6 meses de aleitamento materno exclusivo e agora é a hora de introduzir os alimentos ao seu bebê. E você deve estar pensando, e agora por onde começar?

introducao_alimentar_

No post de hoje vamos falar sobre introdução alimentar de um jeito bem simples, ou seja, o passo a passo da introdução alimentar para facilitar a vida das mamães.

Vamos às dicas

* Iniciar a introdução alimentar com suco de frutas e frutas.

* Os alimentos novos deverão ser introduzidos a cada dois dias. E não ultrapassar a quantidade de 2 colheres de chá nesta primeira vez.

* Observar a aceitação, controlar se a criança tem alguma reação alérgica, como bolinhas na pele, alteração no funcionamento intestinal (diarreia, constipação), se teve assaduras, cada criança é uma e poderá ou não ter reações a cada tipo de alimentos. Após este cuidado de 2 dias você pode introduzir outro alimento.

* Não tenha medo de testar novamente um alimento que o bebê previamente não tenha gostado.

* Sempre variar o máximo que puder, não utilizar o mesmo alimento diariamente. Além de encorajar o bebê a experimentar novos gostos, reduzirá a probabilidade de alergia alimentar.

* Nunca force a criança a ingerir mais comida do que a desejada.

* Sempre que possível utilizar alimentos orgânicos.

Após ter testado algumas frutas (aproximadamente 15 dias), é hora de fazer uma papinha salgada com um legume/verdura de cada vez:

Exemplo:

1º dia: Papinha de inhame

3º dia: Papinha de inhame com cenoura

5º dia: Papinha de inhame com cenoura e arroz branco

Também é importante ter muito cuidado com os utensílios em que serão preparados os alimentos. O ideal é panela de inox ou vidro. Jamais utilizar panela de alumínio. Também não utilizar plásticos ou silicone, tais como colheres para mexer os alimentos, pratos para servir a comida e vasilhames para armazenar. Jamais aquecer alimentos no micro-ondas em vasilhames plásticos.

No preparo da papa salgada cozinhar primeiro a carne e depois acrescentar os outros legumes. Estes deverão ser cozidos até que fiquem macios, porém não exagerar no tempo de cocção, preservando assim os nutrientes. Acrescentar as folhas quando a papa salgada já estiver pronta. Assim, acrescentar a folha e desligar o fogo, mantendo a panela tampada por mais alguns minutos.

Montar o prato com os alimentos separados. Amassar e servir separadamente. É importante que o bebê vá se familiarizando com cada sabor diferente. Colocar apenas uma pitada de sal. O ideal é utilizar o Sal Marinho e não utilizar nenhum tempero até os 12 meses.

Após ter testado os alimentos da forma que colocamos acima você pode utilizar o BLW (baby led weaning), tenho certeza que você e seu bebê vão adorar.

Jociane Catafesta

Assinatura Email2

Comente pelo Facebook

Leia mais!