10.dez.2013

Formação dos Hábitos Alimentares

introducao_papinhas

Aos seis meses o leite materno deixa de ser a única fonte de nutrição do bebê, que passa a ser apresentado a outros alimentos. A partir de agora o bebê precisa dos nutrientes dos alimentos para manter seu crescimento saudável.

NÃO ESQUEÇA: o leite materno continua tendo um papel importante na alimentação do bebê.

Neste processo serão apresentados ao bebê novos sabores, aromas e texturas e é neste momento que você irá começar a formar os hábitos alimentares de seu filho.

É importante saber que os sabores e aromas de alimentos consumidos pelas mães são transmitidos para os bebês durante a gestação e através do leite materno. Os bebês que mamam no peito aceitam melhor a introdução de novos alimentos.

O comportamento alimentar dos pais reflete no comportamento alimentar das crianças. As crianças aceitam com maior facilidade os alimentos que são naturalmente disponíveis nas refeições da família.

Devemos lembrar que as crianças não nascem com preferências alimentares, elas apenas tem uma sensação de familiaridade de paladar e olfato dos alimentos consumidos pela mãe. A rejeição inicial a certos sabores requer um pouco mais de paciência e insistência até que o bebê se acostume. Muitas vezes a criança deve ser exposta a um alimento de 10 a 15 vezes para a real aceitação do mesmo. O paladar é “construído” com exposição do alimento à criança, associado com carinho e paciência.

As crianças normalmente conseguem adequar a quantidade de alimentos de acordo com a sua necessidade energética. Elas não precisam de grande quantidade por refeição, é importante comer várias vezes ao dia, pouco em cada refeição.

Os pais são responsáveis pela qualidade do alimento que é oferecido à criança. O ideal é começar a promover um hábito alimentar que priorize o consumo dos alimentos em horários regulares para estabelecer um hábito alimentar adequado.

 Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!