21.jul.2015

Leite de Coco Caseiro – Receita

O leite vegetal é um “leite” derivado de uma fonte vegetal. É substituto para o leite de vaca, para pessoas com alergias e intolerâncias, vegetarianas, ou que simplesmente não gostam de leite.

Quais os benefícios dos leites vegetais?

  • Não contêm lactose e nem colesterol;
  • Baixo teor de gorduras;
  • Alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração;
  • Alto teor de vitaminas B;
  • Relação equilibrada entre o sódio e o potássio;

São perfeitos para pessoas que realizam o processo digestivo lentamente, que apresentam problemas de prisão de ventre, cólon irritável etc. 

Os leites vegetais mais populares são: soja, aveia, amêndoa, arroz e coco.

Na semana passada a Barbara, uma amiga falou que o filho dela, que já não mama no peito, toma o leite de coco, e me contou que é o leite mais parecido com o leite materno. Eu não conhecia, amei a dica, pois não quero oferecer leite para o Caetano. Em meio a tantos leites de vaca adulterados, e a tantas alergias alimentares, não quero oferecer para os guris leite de vaca. Eu também não consumo, fico super enjoada quando bebo leite, mas não tenho alergia ou intolerância, apenas não me faz bem. É uma escolha minha. 
Vamos a receitinha?
  • 2 xícaras de coco fresco ralado, pode ser congelado ou você pode ralar o coco no processador, o que é um processo bem mais demorado e mais saudável;
  • 2 xícaras de água morna;
  • Pano para coar;

Coloque no liquidificador (ou processador) o coco ralado, adicione água morna. Deixe o coco na água morna por 10 minutos. Depois bata por 5 minutos, ou um pouco mais. P.S. Gurias, ele não terá a textura, nem cor do leite de coco industrializado, tá? 

Coloque um pano de prato limpo, em cima de um coador e uma tigela, coe a mistura espremendo bem com as mãos para extrair todo o leite. Espere esfriar e coloque na geladeira, em uma jarra de vidro. Esse leite de coco pode ser utilizado em qualquer receita que vá leite. Pode tomar com cacau, com café, puro, conforme o gosto de vocês. Ah, e nada de desperdiçar o coco ralado que sobrou depois que foi coado, vocês podem usar em bolos e receitas que com coco ralado, quindins e outros. 

leite_coco_caseiro2

leite_coco_caseiro

O ideal é consumir o leite de coco caseiro entre 3 a 5 dias.  

Espero que tenham gostado da receitinha, é uma delícia e estamos adorando. Já ofereci para o Caetano e ele gostou! Depois me contem se fizeram, tá?

Beijos

Angi

Fonte receita: Panelinha 

Comente pelo Facebook

  • Leni

    Qual idade tem seu bebê?! A minha tem 7 meses e estou pensando em começar dar, hoje dei o de côco verde, ela tomou tudo! Bjoo

Leia mais!