14.abr.2014

Mamães: como se organizar quando se trabalha em casa!

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Trabalhar em casa pode ser o sonho de muitas mamães. Mas como se organizar quando se trabalha em casa? Como se organizar quando se trabalha no ninho? Quem quer começar a trabalhar em casa precisa saber que existe a maravilhosa autonomia, mas também é necessário buscar o equilíbrio. Na hora de planejar o espaço pense na organização do ambiente e, e nas providências para manter o foco na produtividade:

1. Planeje um espaço só seu. Um único ambiente da casa para abrigar as ferramentas de trabalho, computador, papéis, material de escritório, estoque de produtos, etc. Crie um espaço de conforto. Concentre todos os itens e organize todos em locais definitivos. Lembre de cuidar para seguir as regras ergonômicas. (cadeira/computador). Preste atenção se o ambiente possui luz natural necessária e, complemente com a artificial, se for o caso.

2. Comece pela agenda. Tenha sempre uma agenda e uma lista de tarefas que precisam ser feitas. Lembre-se de anotar tudo: os compromissos já agendados, as reuniões, as consultas médicas, as datas e as informações sobre todos os eventos que irão ocorrer.

3. Minimize distrações. Toda mamãe sabe que pode fazer dez coisas ao mesmo tempo. Ok, mas deixe para distrair-se do trabalho, apenas com a demanda de atenção das crianças e da casa, se realmente forem solicitadas. Aos demais, desligue tudo: a Tv, as máquinas que possam causar barulho e desconforto, a campainha, caso não estiver esperando visita de clientes.

4. Use e abuse dos recursos tecnológicos: videoconferências, internet, aplicativos de mensagens e ligações gratuitos para organizar o seu home-office. Instale e tenha tudo ao seu alcance funcionando.

5. Tenha flexibilidade: mantenha os seus arquivos organizados, notebook, pastas, blocos de notas, apresentações, que podem ir com você a qualquer lugar. Assim você não se limita ao home-office.

6. Estabeleça horários diurnos. Trabalhe à noite somente se precisar ter a casa no maior silêncio, quando todos estiverem dormindo. Mas não faça disso uma regra, pelo bem da sua saúde. Fazer combinações de horários com você mesma, trabalhar sempre nos mesmos horários, cria certa rotina. Torna muito mais fácil. Mas organize-se para que esta flexibilidade nos horários não atrapalhe na hora de diferenciar qual é a hora de trabalho e, quais os momentos para estar com a família.

7. Aproveite os horários em que seu filho está dormindo ou em que foi a escola para fazer as tarefas mais complexas. Assim, tente ao máximo, ajustar os horários dele com os seus horários de produção.

8. Vista-se todos os dias, como se fosse sair de casa para trabalhar. Além de estar pronta, caso precise fazer uma saída rápida, é uma ótima forma de manter a motivação.

9. Organize o seu home-office, deixando-o sempre limpo e pronto para o trabalho. Cuidar deste item por alguns minutos, todos os dias, é a melhor maneira de deixar sempre tudo em ordem. Sem deixar acumular a bagunça.

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Além da agenda, organize a papelada que precisará para executar estes compromissos. O ideal é guardar todos os papéis em um arquivo único, contendo pastas suspensas. O critério de divisão pode ser feito por semana ou por mês, dependendo do volume de papéis e do seu espaço disponível. Desta forma, facilita o seu controle. Formulários, contas à pagar, autorizações, documentos para serem levados em reuniões, ingressos de eventos, passagens compradas, entre outros, se forem guardados em pastas com as datas específicas, não serão esquecidos. O mais importante é manter tudo perto de você.

Todos os papéis importantes que já forem utilizados nas tarefas realizadas e, não exigem mais alguma providência, podem ser arquivados. E, tudo o que não for importante, deve ir para descarte.

10. Tenha uma caixa de entrada: um cesto, uma bandeja, algo que você possa colocar todas as correspondências que chegam. Com isto sempre lembrará daquilo que precisa ser visto, mesmo que não tenha tempo no momento do recebimento. Se você não dispõe de armários, use e abuse das prateleiras.

11. Simplifique a sua vida. Doe, elimine, descarte. Locais descomplicados e em ordem, ajudam na geração de boas idéias.

12. Trabalhar em casa pode ser ainda mais produtivo do que no escritório. Além de manter a distância da rotina estressante de deslocamento ao trabalho, do caos no trânsito, e ainda mantêm você pertinho de quem ama. Acompanhar todas as etapas da vida do seu filho é uma motivação e um presente! Portanto, organize-se e aproveite a oportunidade de colocar mais qualidade na sua vida. E divirta-se criando uma rotina produtiva e harmoniosa, na companhia de seus filhos em casa!

Patrícia Nicola {(51) 97120335}
Administradora de Empresas e Consultora em Organização
Personal Organizer (espaços residenciais: adultos e infantis)
Pós graduada em Comunicação/ESPM
Especialista na Organização de Ambientes

Patrícia Nicola, personal organizer. Administradora de empresas, com mais de 16 anos de experiência na atuação de empresas. Empreendedora e apaixonada pela profissão, há quatro anos descobriu a missão de desenvolver técnicas para ajudar as mulheres a ter a vida mais prática e organizada. Atua hoje como consultora em organização pessoal e residencial (espaços adultos e infantis). Especialista reunida e colunista na empresa Mulher Capital.

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  • Flávia Fernandes

    Adorei ! muitas dicas ótimas vou colocar em pratica

  • FrPromotora Daniete Martins

    Trabalhar em casa requer o máximo de organização de tempo e espaço…eu trabalho em casa a 3 anos e preciso dividir meu tempo entre cuidar da casa, dos filhos, do marido e do trabalho… é necessário estabelecer horários, disponibilizar um espaço…criar uma rotina, senão as tarefas se confundem e nada da certo… em compensação fazendo isso, o sucesso é certo e os frutos maravilhosos…

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