13.out.2016

Meu filho tem alergia do leite?

Oi Gurias, tudo bem? A Dra. Fernanda do Blog Seu Pediatra também é alergista, e hoje escreveu sobre a alergia ao leite. A Dra. Fernanda Freire é pediatra e alergista em São Paulo, fica a dica para as mães de São Paulo, se vocês quiserem ver mais informações sobre o consultório, acesse AQUI, eu super indico!

O que significa APLV?

A sigla APLV significa alergia a proteína do leite de vaca. Essa alergia pode se manifestar de diferentes maneiras e nem sempre é simples de fazer o diagnóstico já que muitas vezes os sintomas se confundem com outras doenças. Por isso que apesar do aumento nos casos de alergia ao leite, existe também um aumento nos casos com diagnóstico equivocado. Então, antes de submeter seu filho a uma dieta restritiva, consulte uma especialista.

Quais os tipos de alergia a leite que existem?

De maneira geral e mais simplificada podemos dividir a alergia ao leite em:

– Mediada por IgE: Nesse tipo os exames de alergia são positivos e os sintomas mais frequentes são a urticária (manchas vermelhas no corpo), angioedema (inchaço nos lábios e olhos), podendo a criança apresentar também vômitos, diarreia, falta de ar, chiado no peito. Esses sintomas ocorrem, normalmente, imediatamente após a criança tomar o leite, após segundos ou poucas horas.

– Não mediada por IgE: Nesse tipo os exames são negativos mas a alergia existe e os sintomas mais frequentes são vômitos e diarreia com sangue ou muco. Essas reações são mais tardias e podem acontecer horas ou até mesmo dias após a criança tomar o leite. Também podem ocorrer cólicas, irritabilidade e ter dificuldade em ganhar peso.

– Mistas: Podem surgir reações imediatas e tardias após a ingestão do leite. Pode se manifestar como dermatite atópica grave, esofagite eosinofílica, refluxo. São casos mais complexos e que precisam ser levados a especialista para não deixar a criança com uma dieta muito restritiva se não houver real necessidade.

Nesse texto eu expliquei um pouco melhor sobre esses exames e porque mesmo quando vem positivo pode não indicar que seja alergia. Clique aqui.

Meu filho vive com nariz escorrendo, é alergia do leite?

A alergia ao leite não se manifesta ISOLADAMENTE com secreção nasal, chiado no peito ou resfriados de repetição. Apesar de bem populares na internet, retirar o leite da criança nesses casos não ajuda e pode ainda dificultar o desenvolvimento da criança se não houver o suporte necessário. Procure uma especialista em alergia que possa avaliar o caso, fazer o diagnóstico correto e administrar o tratamento mais adequado.

Existe alergia a lactose?

Muitas pessoas confundem a alergia a proteína do leite com a intolerância à lactose.

A lactose é o carboidrato do leite, e não existe “alergia a lactose”, o que algumas pessoas tem é uma baixa produção da enzima que faz a digestão da lactose, sem fazer a digestão corretamente essa pessoa pode ter gases, diarreia, dor abdominal, isso é chamado de intolerância a lactose. Existe exame específico também para fazer esse diagnóstico, que é diferente dos exames de alergia.

É importante saber bem a diferença entre essas duas doenças, pois quem tem intolerância a lactose pode comer os produtos “sem lactose” ou “zero lactose”, já que tem alergia a proteína do leite não pode consumir esses produtos, precisa olhar os rótulos e ver quais não contém a proteína do leite.

A alergia alimentar é um desafio tanto para médicos quanto para os pacientes e familiares. Infelizmente, algumas informações na internet acabam prejudicando a vida dessas famílias que já é muito difícil. Escolha um médico de sua confiança, e verifique as informações que você lê.

Beijos,

Dra. Fernanda Freire – Pedatra e Alergista em São Paulo

Comente pelo Facebook

Leia mais!