10.ago.2013

A Música e o Desenvolvimento da Linguagem: Seu bebê já ouviu música hoje? {Fala, Fono!}

Bebe-escuchando-musica

 

Oi, mamães!

Vocês sabiam que a música tem grande participação no desenvolvimento da linguagem dos pequenos?

A música é um fator ambiental importante para o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, linguísticas, cognitivas, visuais, entre outras.

As habilidades cognitivas envolvidas na aprendizagem musical estão relacionadas à aquisição dos fonemas, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, desenvolvimento musical, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas.

A consciência fonológica faz parte do desenvolvimento e da abrangência da linguagem oral e escrita. Esta habilidade se desenvolve ao longo da vida e se relaciona diretamente com o meio em que a criança vive. Tanto a música quanto a língua respeitam regras sonoras e gramaticais, assim a música pode facilitar a compreensão da língua e vice-versa.

É importante que os bebês sejam expostos à música desde a gestação, para que possam se familiarizar com os sons e ritmos musicais, desde os primeiros meses.

A música auxilia no desenvolvimento da linguagem, pois é um momento de interação entre o meio externo e a barriga onde o bebê se encontra. Além de acalmar, a música proporciona ao recém-nascido momentos de lembrança da vida intra-uterina.

Bebês que são expostos à música desde a gestação desenvolvem melhor a fala e a interação social, gostam de música dos mais diferentes tipos, tem menos chances de desenvolver atrasos de linguagem e são mais tranquilos.

Então, a dica de hoje é: ” Grávidas coloquem fones de ouvido na barriga, para seu bebê!”

gravida-com-fone-de-ouvido-na-barriga

Mamães: dividam momentos de apreciação musical junto com seus pequenos!

images (3)

Abraço,

Taís Alves Batschauer

Fonoaudióloga

CRFª 9309/RS

Comente pelo Facebook

Leia mais!