26.dez.2017

Não faça pela criança o que ela já consegue fazer sozinha!!

Oi mamães, se pudesse dar uma dica para vocês seria: Não faça pela criança o que ela já consegue fazer sozinha!! Muitos pais confundem cuidado excessivo com afeto e ajuda… quando a criança pede ajuda, há uma crença de que se não a ajudarmos estaremos “negligenciando” aquilo que é papel de pai e mãe. Somado a correria do dia-a-dia, essa crença não permite que a criança seja estimulada e incentivada em todo seu potencial.

Em outras situações, não se permite que a criança faça sozinha por desconhecer aspectos do desenvolvimento infantil, ou seja, os marcos de atitudes/comportamentos que são esperados em cada faixa etária. Esses marcos servem como um farol, que guia as famílias a respeito do que já pode ser ensinado e estimulado.

É claro que “cada criança tem seu tempo”, no entanto, pelo desconhecimento e pela correria do dia-a-dia, esquece-se de investir no ensino de tal habilidades. Quando você se deparar com características da idade e percebe que seu filho/sua filha ainda não realiza essa tarefa, não se desespere… aproveite para ensinar!

Confira 14 tarefas que sua criança já pode fazer sozinha, entre de 5 a 6 anos de idade:

  1. É responsável por uma tarefa semanal em casa e a executa ao ser lembrado;
  2. Seleciona roupas apropriadas ao clima e ocasião (se tiver sido ensinado);
  3. Pára na calçada, olha para ambos lados e atravessa a rua, sem precisar ser lembrado;
  4. Serve-se à mesa e passa aos demais a travessa com comida;
  5. Prepara seu próprio leite;
  6. Pode ser responsável por uma tarefa diária em casa (pôr a mesa, levar o lixo)
  7. Ajusta a temperatura da agua para o banho;
  8. Prepara seu próprio sanduíche;
  9. Corta alimentos com faca (salsicha, banana)
  10. Encontra o banheiro correto em local público;
  11. Abre a embalagem de leite;
  12. Apanha uma bandeja com comida, levando-a e colocando-a sobre a mesa;
  13. Amarra os cordões em agasalho com capuz;
  14. Aperta cinto de segurança em automóvel.

    Faça sua listinha: o que sua criança já faz? Que tal selecionar duas tarefas para ensinar ao longo dessa semana?!?! Entre em ação!! Você vai se encantar com as mudanças e com o crescimento da autoconfiança de seu pequeno/pequena!!!

    Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e atua em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa. Você conhece? Acesse a FanPage Ana Paranzini.

    Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.

Comente pelo Facebook

Leia mais!