7.jun.2013

Nem só de leite de vaca vive o cálcio!!

 
O cálcio é super importante para o funcionamento do organismo, ele é responsável pela construção e manutenção dos ossos. Uma alimentação rica em cálcio até os 35 anos, irá construir ossos mais densos e consequentemente mais fortes, e menos propensos a osteoporose. 
 
Como mães, é normal a nossa preocupação com a alimentação dos filhos, ainda mais que hoje em dia existem muitas crianças com problemas de intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca e ficamos nos perguntando: “E agora meu filho vai ficar sem cálcio?” Como sempre digo nem só de leite vive o cálcio, existem muitas outras fontes de cálcio biodisponível que acabamos não utilizando.
 
Hoje tem uma lista de campeões em cálcio, onde podemos garantir a quantidade ideal de cálcio através deles, não necessariamente do leite, são eles:
 
Sementes de gergelim: 90 mg de cálcio em 1 colher de sopa (sementes não descascadas,10 mg de cálcio em uma colher de sementes descascadas)
Amêndoas 1/3 de xícara = 50mg 
Melado escuro 1 colher de sopa = 137 mg 
Hummus (pasta árabe de grão de bico) 1/2 xícara= 81 mg 
Quinoa 1 xícara = 50 mg 
Tahine (pasta de gergelim) 2 colheres de sopa= 128 mg 
Agrião 133 mg 
Brócolis cru 51mg e cozido 86mg 
Couve refogada 177mg 
Manjericão 211 mg 
Mostarda 68 mg 
Coentro desidratado 788 mg 
Cebolinha 80 mg 
Salsinha 179 mg 
Palmito: 58 g 
Abobrinha crua 80 mg 
Aveia 48mg 
Sementes de linhaça: 211 mg 
Açaí: 22 mg 
Manga haden: 22 mg 
Laranja: 34 mg 
Chicória: 45 mg
 
Então depois de tantas opções fica fácil conseguirmos as quantidades adequadas de cálcio não é?
 
Abraço, Joci
 

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!