30.nov.2012

O calor chegou! E a hidratação das crianças?

Mamis,
Com a chegada das altas temperaturas é necessário aumentar a ingestão de líquidos, tanto para adultos quanto para crianças. O corpo utiliza a produção de suor como forma de resfriamento, regulação da temperatura corporal. Como as crianças brincam mais e perdem mais líquidos através do suor devemos controlar a hidratação dos pequenos principalmente nesta época do ano.O líquido é importante para evitar a desidratação mas também devemos lembrar que auxilia no funcionamento intestinal das crianças.




Qual a quantidade de líquidos que meu/minha filho(a) deve tomar ao dia?

Calculamos em média 35ml/Kg de peso ao dia. Então se a criança pesa 20Kg deve tomar 700ml de líquidos ao dia. Este líquido pode estar dividido em água, sucos, chás gelados, água de coco….
Como faço para manter as crianças hidratadas?

  
– Durante as refeições as bebidas precisam ser controladas, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos. Por isso, o melhor é oferecer líquidos, água ou suco, após as refeições;

– Lembre-se de que a capacidade gástrica da criança é pequena. Se enchê-la com suco, água ou refrigerante, ela não conseguirá comer toda a refeição;

– Ofereça frequentemente água, em pequenos volumes e sempre fresca;

– Ofereça bebidas coloridas naturalmente: as cores dos alimentos ajudam a atrair a atenção e aumentam o prazer da crianças. Para isso, os sucos de frutas são bons aliados;

– Explique a importância da hidratação: isto fará com que a criança se sinta mais estimulada a ingerir líquidos;

– Use recipientes bem atraentes. Coloque um canudinho no copo para tornara bebida mais divertida;

– Se a criança não mamar mais no peito, use uma caneca de bico ou uma mamadeira;

– Transforme o suco em picolé, evitando os corantes artificiais;

– Congele o suco em cubinhos de gelo e faça suas próprias polpa de frutas;

– Faça cubos de gelo com frutinhas como mirtilo, framboesa, amora, cereja e depois coloque este cubinhos na água, a criança vai adorar;

– Dê um sabor a água, coloque em um copo ou garrafa de água uma fatia de limão/laranja, morangos, folhas de hortelã;

– Use a imaginação neste verão, faça brincadeiras ao ar livre e leve junto frutas e sucos para um bom piquenique as crianças irão adorar!!

Aproveitem o verão da melhor maneira e com muito líquido! 


Beijos


SERVIÇO
JocianeCatafesta

CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil

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