23.maio.2013

O desafio do comportamento das crianças

Hoje em dia muitas famílias não têm tempo para fazer as refeições à mesa, ou mesmo juntas. Algumas das melhores lembranças da minha infância são das nossas refeições à mesa; meus pais sempre davam um jeito de almoçarmos todos juntos. Era o momento de conversarmos sobre nosso dia na escola, de aprendermos como nos comportarmos à mesa e de curtirmos aquele momento juntos, já que meus pais trabalhavam fora. Então aqui em casa também nos esforçamos para almoçarmos sempre juntos.
Desde que o Antônio começou a comer alimentos sólidos a gente procura ter uma rotina de fazer as refeições à mesa, mesmo quando não conseguimos comer… pois mãe nunca come direito. Não é fácil, e a medida que ele cresce fica mais difícil de mantê-lo sentado, comportado e tranqüilo na cadeirinha. Mas faz parte da tarefa de mãe/pai, precisamos ter paciência e sermos insistentes, além de darmos o exemplo para que eles saibam se portar e se comportar enquanto comemos.

Comendo na mesa conosco e sozinho! hmmm

Como nos mudamos algumas vezes e recebemos muitas visitas em casa, é mais complicada essa questão, pois quando tem alguém “estranho”, ele se aproveita para nos (me) testar. Vocês devem saber como é… Eu procuro “cobrar” dele que lave as mãos antes das refeições, e que coma com a boca fechada. Os talheres e copos são para crianças, para que ele possa pegar com facilidade.
Eu tenho algumas dicas que funcionam por aqui e vou compartilhar com vocês:
* Quando almoçamos em restaurantes, eu sempre escolho a comida com ele, e isto faz com que ele se sinta super importante e até libero uma batatinha frita.
* Se ele se comportar bem, eu elogio e pergunto se ele quer uma sobremesa, como uma recompensa por um bom comportamento. Mas não falo antes do almoço, só depois que tudo deu certo…
* Levo um brinquedinho, ou um livro que ele goste, para que ele se distraia antes/durante a refeição .
* Respeito o horário da criança, se o almoço for tarde, dou a comida dele em casa, no horário de costume.
* Em casa quando tenho visitas, procuro dar a comida dele antes, sei que vai rolar menos estresse quando todos estiverem à mesa.
* Quando o Antônio não quer sentar e só quer ficar dando voltas na mesa, eu tento fazê-lo sentar, nem que tenha que dar um colo, normalmente isso acontece quando passa da hora da refeição dele, e ele já está sem paciência, com muita fome, ou sono.
* Para as crianças que jantam cedo, tomar Nutren Kids antes de dormir é uma ótima forma de complementar sua alimentação. É um complemento alimentar da Nestlé super gostoso, e que contém 26 vitaminas e minerais, além de ser rico em cálcio, ferro e zinco! Também é o único que contém Leite Ninho.
E como acontece com vocês, mamães? Alguma dica para que a hora das refeições seja mais tranqüila?
Beijos
Angi

 

Comente pelo Facebook

Leia mais!