1.abr.2013

O desfralde { Na hora certa, na hora dele! }

potty training

Sempre pensei que o desfralde seria simples, quando Antônio estava com 1 ano e 8 meses eu comecei a tentar. Mesmo sem ele demonstrar que estava pronto para mais essa etapa. E aí foi o meu primeiro erro. Pois acredito que todas as etapas da infância quem tem que estar pronto são os filhos e não as mães.

Fui vendo alguns filhos de amigas desfraldando, e achei que era a hora. Providenciamos pinico, assento redutor com escadinha… tudo para facilitar o processo. E não deu certo! Antônio ainda não avisava quando ia fazer xixi, então era xixi para fora do pinico, no chão, nas roupinhas, menos no penico… muito choro e frustrações.

Daí resolvi esperar mais, até ele avisar quando estava com xixi ou cocô, ou seja, esperar até a hora dele. Só que ele fez 2 anos, 2 anos e meio e nada de sinais. Na escola que ele estudava o processo de desfralde aconteceria só esse ano. Então fiquei super receosa de começar o desfralde em casa e na escola não ter suporte, pois acredito que quando a escola e a família “se une” para um processo, como o do desfralde, é sempre mais “fácil”. Mas com a demora de sinais, com a pressão de pessoas de fora, ouvi muitas vezes que era preguiça minha e resolvi tentar, mesmo sem a escola estar envolvida eu resolvi tentar mais uma vez…porém não rolou.

Depois de tentar 2 vezes eu comecei a ler livros e conversar com outras mães, descobri que nem todas as crianças ficam prontas na mesma hora e que é super comum as crianças desfraldarem até os 3 anos, ou até um pouco mais. Me deu um alívio e muita culpa, por de certa forma, pressioná-lo, já que deixava o pinico a vista para ele ir se acostumando, né?

Foi quando relaxei, até porque vamos nos mudar em breve e sei que ele terá uma rotina nova. Terá muita coisa nova para se acostumar. Foi quando na semana passada viajei, fui num evento da baby.com.br e marido me ligou para contar que Antônio não quis mais usar fralda e fez xixi no penico. Segundo ele, o guri fez uns 10 xixis no penico e 16 fora, mas avisava, corria para o banheiro mesmo fazendo o xixi e não quis mais usar fralda. E desde aquele dia ele só tem feito xixi no penico, ou no vaso (de pé), como o papai.

E o desfralde aconteceu, simples assim, como deveria ter sido desde o começo. No tempo dele. Não adianta querermos antecipar um processo, eles tem o tempo deles e temos que respeitar, entender, aceitar. E daí que o filho da vizinha desfraldou com 1 ano? Cada criança tem seu tempo. Claro que tem criança que desfralda com 1 ano, 1 ano e meio, e tem criança que desfralda com 3 anos, ou um pouco mais. Assim como tem criança que fala antes das outras da mesma idade, ou que anda antes. E tudo bem!

Hoje eu vejo isso claramente, não existe dica ou plano infalível, o que existe é respeitarmos o tempo deles. Termos paciência, sabedoria para apoiarmos eles nas conquistas, quando eles estiverem prontos para as mesmas!

Beijos

Angi

 

Comente pelo Facebook

Leia mais!