5.fev.2013

O que você precisa saber para fotografar seu bebê {Newborn}



Compartilho hoje com vocês minhas experiências e dicas, como fotógrafa especializada em ensaios de bebê e futura mamãe. 

As sessões de recém-nascidos devem ser planejadas pelas mamães com bastante antecedência ao nascimento do bebê. A sessão chamada Newborn, acontece quando os bebês estão entre 7 e 14 dias de vida. 

Qual a diferença da fotografia Newborn para os demais ensaios/ books? A fotografia newborn tem a possibilidade de criações mais diferenciadas, com poses inusitadas. A maioria de vocês já deve ter visto o trabalho da Anne Guedes em quadros há anos atrás. Aquilo que parecia impossível aos nossos olhos, hoje tornam-se realidade com profissionais capacitados e bem próximos de você.



 O que posso dizer para vocês sobre medidas de segurança, para essa prática de fotos. Eu não gosto de fazer com bebês até 7 dias, eles estão muito frágeis ainda se acostumando com sua saída do ventre materno. Gosto de fazer entre 7 e 14 dias, intervalo que nos permite “pegarmos” dormindo em longo intervalo de tempo e eu me sinto mais segura no manuseio deles.

Existem poses que são fakes, ou seja não existem e são criadas no photoshop, cuidado você mamãe tem que saber tudo que PODE e o que NÃO PODE fazer com bebê. O fotógrafo tem que acomodar a cabecinha do bebê com umas toalhas em baixo das mantas fazendo uma espécie de travesseiro de repouso da cabeça, seja na posição dentro das caixas e cestas ou deitadinho em cima das mantas. 

O material utilizado nas sessões tem que ser limpo de acordo com especificações de lavagem para bebês contra irritações além de serem lavadas separadamente à mão. Você pode perguntar isso para o fotógrafo antes para evitar incomodações na hora do ensaio. 



Falando nisso, a sessão de bebês é sempre uma surpresa, por isso é importante questionar ao fotógrafo: MAS SE… Mas se ele chorar, mas se ele não dormir… Tens que ver se o fotógrafo se coloca à disposição num turno integral manhã ou tarde, para garantir que o trabalho será feito com total segurança e conforto aos bebês.


Ensaios de 1 e 2horas, podem ser roubadas, o ideial é um ensaio em torno de 3h30 na casa da cliente ou no estúdio.  O tempo de duração das fotos depois que eles dormem não passa
de 1h30, mas até o sono ser profundo demora bastante. Se você contratar por hora pode te dar um prejuízo ou você sair sem as fotos que sonhava… 

Agende com profissional meses antes, e não deixe de cara para o 14º dia de nascimento do bebê, deixe uma folga entre o 7º e o 14º dia de vida. E confira se há taxa para reagendamento, para não ter prejuízo. Acho importante o cliente ter direito a reagendar sem custo em casos de emergência, como uma possível internação. 

Durante o ensaio o bebê fica peladinho, sem roupa alguma, sim eles fazem xixi e às vezes cocô nas mantas e isso é super normal. Se você for fazer em casa as fotos, e utilizar o sofá aconselho a forrá-lo com plástico embaixo da manta, pois o xixi é visto rapidamente a ponto de conseguir colocar uma fraldinha para “estancar” o jato…hehe 

Nem todos bebês tem a cabeça durinha para ficar com ela em pé nas fotos, por isso se o fotógrafo disser que não dá, não ache que é falta de prática ou de vontade, nós sabemos as limitações de cada bebê. Eu sou uma que não arrisco o bebê por boas fotos, gosto de um trabalho bem feito, mas com extrema segurança.



Espero que gostem das dicas, mamães!
Com certeza as fotos newborn são lindas e serão uma ótima recordação para toda a vida!
Convido vocês a conhecerem meu trabalho, www.fealvess.com.br . 
Beijos
Fernanda Alves 

SERVIÇO:
Site: www.fealvess.com.br 
Fan Page: Fernanda Alves/ Fotógrafa & Designer

Comente pelo Facebook

Leia mais!