27.ago.2011

O sono e a operação verão sem canga



Quem não sonha com uma boa noite de sono, principalmente depois da maternidade?
O sono é um dos fatores mais importantes de nossa vida, assim como uma alimentação saudável, os exercícios físicos e a ingestão de água.
O sono tem várias funções, entre elas, restaurar os processos químicos e físicos do organismo deteriorados durante a vigília, conservar energia corporal, evitar predadores, estimular o crescimento cerebral, apagar memórias indesejáveis, consolidar a memória.
Segundo especialistas, a quantidade diária de sono para adulto é em média de oito horas, e de preferência à noite, pois nosso relógio biológico é controlado pelo claro e escuro.Mas já vi que de 6 a 8 horas é bom, e cada um sabe quanto tempo seu corpo se renova, não é? Se eu dormir 7 horas direto, fico muito bem, até 6 horas direto me sinto renovada.
A falta de sono para o emagrecimento leva a intensa necessidade de ingestão de açucares, incapacidade de sentir satisfação depois de comer uma refeição abundante, consumo compulsivo e excessivo de comida, diminuição do tecido muscular magro, redução da capacidade de obter energia dos carboidratos, e consequente diminuição nas atividades físicas.
A produção de hormônios, principalmente o do crescimento estará prejudicada. É ele que ajuda a formar a massa muscular magra. Quanto menos massa muscular há menos queima de gorduras, e menos a gente emagrece, mesmo cuidando da alimentação. Portanto, o sono é muito importante.
Com horas de sono reduzidas ocorre também a  diminuição da liberação do hormônio leptina, da insulina e do aumento na produção do cortisol. A leptina controla a saciedade, sem ela o corpo pede mais carboidratos. Com menos insulina o aproveitamento da glicose fica prejudicado. O aumento do cortisol propicia maior estresse e alteração do humor. 
Resumindo, sem dormir temos sono, com sono temos preguiça, e não fazemos atividade física, assim nosso metabolismo fica mais lento, e engordamos, e ainda ficamos mau humoradas!
Affe!É um círculo vicioso.
Então devemos dormir bem para acelerar o metabolismo, conservar a energia, manter o bom humor, comer menos e EMAGRECERMOS!
P.S Durante uma boa noite de sono, de 8 horas perdemos 413 calorias!
Então vamos dormir!
E vocês, como tem dormido?
As mães de filhos maiores, nos dêem uma luz, e digam que iremos voltar a dormir noites inteiras algum dia…vamos, né? rs!
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