12.jan.2012

O tal do BPA – Free!

Todos os pais se preocupam em proporcionar o que for mais seguro ao seu filho. Desde a alimentação, brinquedos e roupas. Atualmente o conhecimento de substâncias que podem prejudicar a saúde dos pequenos é muito maior que na época dos nossos pais e avós. A informação está aí para quem quiser saber, nos livros e em meios de comunicação. Então para as mães de primeira viagem, e para as gravidas essa é uma informação super útil.
O Bisfenol-A é um componente necessário para a produção do plástico policarbonato, para dar maleabilidade, sem ele o plástico fica duro e quebradiço. O problema é que esse BPA é liberado aos poucos, passando para o alimento, para o leite da mamadeira, principalmente quando esse plastico é aquecido, ou congelado.
Estudos mostram que o acúmulo deste pode provocar distúrbios hormonais (como menstruação precoce) e no cérebro,diabetes,danos ao coração e maior risco cancerígeno.
Os estudos não são conclusivos, mas a ANVISA( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) optou pela precaução, tudo pela segurança dos bebês e tranquilidade dos pais. E proibiu o uso de BPA nas mamadeiras. Até que enfim.
Se você não teve essa informação antes, não precisa se desesperar, afinal, nós somos bebês de mamadeiras com BPA (alguns de vidro), e estamos aqui para contar a história, mas acredito que os pesquisadores estão aí para isso, proporcionar produtos mais seguros para nós.
Eu sempre me preocupei com isso, apesar de não saber muito bem o mal que faria, sempre tomei cuidado e optava por produtos BPA – Free, livres de BPA.
Hoje em dia ainda vejo nas prateleiras muitas opções de mamadeiras onde não diz ser BPA-Free, acho que aos poucos estão se adaptando a essa mudança. Tudo bem, mas eu já dou preferência para aquelas que sempre se preocuparam com a saúde dos pequenos. Ah, e ainda tem algumas que tem algumas mamadeiras que são BPA-Free ( super caras) e outras que não são ( mais baratas ), o que será que elas pensam?
Esse não é um post patrocinado, mas quero agradecer a empresa que sempre me tirou as duvidas, e se preocupou em proporcionar um produto mais saudável para meu filho, que é a MAM, eu sempre gostei, acho que alia preço com qualidade! Até primeira chupeta do Antônio que usamos na maternidade ( sim, ele usou desde o primeiro dia, e usa ainda para dormir, ou acalmar, e eu adoro) é da MAM, presente da tia Lu. Acho que merecem créditos, pois tem muitas marcas famosas que parecem estar nem aí para nós mães, e em nos informar.Sem contar quando colocam preços diferenciados para produtos BPA – Free e outros que não o são, como se a saúde fosse mais cara, e nem todos podem ter…
Obrigada a ANVISA por essa norma, a gente agradece, espero que seja cumprida por todas as marcas.
E vocês, sempre tiveram preocupação com o tal BPA – Free? Usam produtos BPA – Free?
Se alguém tiver mais dúvidas sobre BPA – Free estou a disposição no que puder ajudar, como não sou profissional da área, nem química eu fui buscar algumas referências que são do site da MAM , da Folha de São Paulo e do site Brasil Escola.
Beijos
Angi