29.jan.2014

Óleo de coco…Para que serve?

Todos os dias somos bombardeados pelas novidades em relação a alimentos funcionais, novas dietas e por aí vai e o óleo de coco é mais um destes assuntos que está na televisão, jornais revistas, mas enfim quais as funções dele?

oleo_coco

Vamos lá:

  • Auxilia no emagrecimento, é de fácil absorção, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. Não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada termogênica, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias.
  • Tem funções antioxidante pois colabora na diminuição da produção de radicais livres. Isto se deve a ação direta da vitamina E presente na gordura de coco extra-virgem.
  • Redução do colesterol ruim LDL e promove a elevação do bom colesterol, o HDL contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.
  • Melhora sistema imunológico, atuando na prevenção e no combate a vermes, bactérias, vírus e fungos. Evitando a contaminação por estes agentes, melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo.
  • A gordura de coco possui grande quantidade de Ácido Láurico, dentre todas as gorduras vegetais. O ácido láurico é o mesmo ácido graxo presente no leite materno, com ações para combater inúmeras infecções.
  • Regula a função intestinal: Tanto nos casos de prisão de ventre ou diarreias. O óleo de coco ajuda a eliminar as bactérias patogênicas, protegendo e favorecendo o crescimento da flora intestinal benéfica.
  • Ajuda a controla a compulsão por carboidratos. Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, a gordura de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo não estimula a liberação de insulina, contribuindo para diminuir a compulsão por carboidratos, principalmente a doces.

Ao comprar óleo de coco fiquem atentos para comprar sempre o Extra Virgem, Prensado a Frio e com o selo de autenticidade de pureza.

O óleo de coco pode ser utilizado para cozinhar, em bolo, tortas, vitaminas. Pode-se trocar todos os óleos (Girassol Soja, Canola) pelo Óleo de Coco. Este óleo pode ser reutilizado quantas vezes você quiser sem prejuízo nenhum.

Espero que tenham gostado das dicas, mamis! Até o próximo post!

Abraço, Joci

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!