3.out.2017

Que orgulho!! Um dos momentos mais especiais é quando a criança aprende a escrever o próprio nome!!

Cada aprendizado das crianças é comemorado com muita alegria pelas pessoas que as cercam: primeira palavra, primeiro passo, primeira apresentação na escola… é muito emocionante, não é mesmo?!?! Quando a criança tem por volta de 5-6 anos de idade (alguns antes, outros depois…. e tudo bem!), eles já escrevem o próprio nome!! Aprendem primeiro a escrever em caixa alta (letra de forma) e depois em cursiva!! É muito orgulho!!!

escrever_o_nome

Foto daqui!

Na faixa etária entre 5-6 anos as crianças já podem aprender a fazer um monte de outras coisas legais… veja:

1)      Sabe nomear, em média 25 numerais, ou seja, identifica qual é o número que está escrito;

2)      Identifica qual a sua direita e qual a sua esquerda;

3)      Diz as vogais em ordem;

4)    Nomeia, pelo menos, cinco letras do alfabeto, escritas em um papel;

5)      Ordena objetos do menor para o maior e vice-versa;

6)      Nomeia as letras maiúsculas do alfabeto;

7)      Ordena cartões com número de 1 a 10 em sequencia correta;

8)      Identifica a posição dos objetos estando em primeiro, segundo e terceiro lugar;

9)      Nomeia letras minúsculas do alfabeto;

10)      Associa letras maiúsculas com suas correspondentes minúsculas;

11)      Copia um losango desenhado;

12)      Completa um labirinto simples;

13)  Diz os dias da semana em ordem;

14)  Diz o mês e o dia de seu aniversário;

15)  Lê dez palavras impressas;

16)  Aponta para objetos inteiros e partidos ao meio.

Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e especialista em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.

Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.

 

Lembre-se sempre: são comportamentos observados, de acordo com a literatura da área de desenvolvimento infantil. CADA CRIANÇA É ÚNICA! No entanto, nessa faixa etária, a criança já é capaz de desenvolver todos esses aspectos citados (quando estimulada e valorizada!).

Comente pelo Facebook

Leia mais!