11.mar.2014

OVO na alimentação das crianças!

O consumo de ovos é ainda um assunto polêmico e na alimentação das crianças ainda mais, o que acaba gerando muitas dúvidas entre os pais.

ovo_alimentacao

O ovo pode ser oferecido a partir dos seis meses de idade. Por ser um alimento que pode gerar um processo alérgico em algumas crianças, primeiramente, deve-se oferecer a gema cozida juntamente com a papinha do bebê. É necessário repetir o processo mais duas vezes com três dias de espaçamento observando possíveis alterações. Aos 12 meses você pode oferecer o ovo inteiro, mas repita o processo para verificar se há ou não alergia a clara do ovo.

A quantidade específica de ovos que podem ser oferecidos a crianças não é determinada. Sabemos hoje que o ovo é um alimento muito nutritivo e que não é tão vilão do colesterol. Se foi constatado a não correlação com alergias, o ovo pode ser oferecido com moderação. Lembrando que por ser rico em proteínas ele pode substituir a carne em algumas refeições, mas não todas.

Lembre-se os ovos nunca devem ser oferecidos crus à criança em qualquer idade (no caso da gemada e maionese caseira, por exemplo).

Rico em nutrientes antioxidantes como as vitaminas A, D, E, ferro, zinco e selênio, ele ainda carrega em sua composição gorduras saudáveis para o bom funcionamento do coração e das funções neurológicas, além de proteínas de alto valor biológico..

Também pode ser considerado uma das principais fontes de colina, substância importante para a formação do sistema nervoso central de bebês e vital para a manutenção da boa memória. Isso sem falar na quantidade de carotenóides – luteína e zeaxantina – que são fundamentais para a prevenção da degeneração macular, doença responsável por grande parte dos casos de cegueira em pessoas de terceira idade.

Então não deixe de inserir o ovo na alimentação da família, pode ser em forma de omelete, bolos, souflês…use a criatividade e se delicie!!

Dica para fazer coração com ovos, as crianças vão adorar!

coracao_ovo

Abraço Joci

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!