21.jun.2011

Papinhas: dicas e receitas!

A introdução de frutas com o Antônio foi tranquila. Nos primeiros 10 dias ele não sabia muito bem como mastigar, engolir, cuspia tudo para fora. Mas como podemos querer que de um dia para o outro, nossos bebêzinhos que até então só mamavam, comecem a comer papinhas, e ainda façam carinha de quem está gostando demais, não é mesmo?

Claro que na época, eu sofri, achei que o Antônio nunca iria comer frutas, muito menos papinhas salgadas. Li muito sobre papinhas, inventei algumas misturas, e fui conforme minha intuição mandava.
Depois de 2 meses que ele já estava comendo sólidos, descobri uma receita maravilhosa, e compartilho com vocês. Lembrando que as papinhas de frutas já são doces o suficiente, ainda mais para o paladar do bebê, que recém está experimentando novos sabores. Eu nunca coloquei açúcar, açúcar mascavo, nem mel. Além disso, as frutas tem um açucar próprio que é a frutose, então não é necessário mesmo!
* Papinha de pera: Coloque as peras com casca numa panela. Cubra as frutas com água. Depois que ferver, deixe até você fincar um garfo e estar molinha. Depois que esfriar, descasque (eu usei aqueles descascador de batata, só sai a pele da pera) e amasse com o garfo.
Outra opção de fazer essa papinha é descascar a pera, pique em cubinhos.Cubra com água e leve ao microondas para cozinhar, passe na peneira, e deixe esfriar. (Essa eu nunca tentei, acho mais função e meu microondas está estragado!).
 
* Papinha de maça:O procedimento é o mesmo, com casca, cabinho, e tudo, coloque as maças na panela.Cubra com água, até que as frutas fiquem submersas, depois que ferver deixe mais uns minutos, uns 7 minutos, e faça o teste do garfo, se está macia, está bom. Espere esfriar, descasque, e amasse. Essa eu já fiz só de maça, e também amassei junto uma banana.É uma delícia!
Para a maça, também existe a possibilidade de fazer no microondas, é a mesma coisa que a pera.
 
Espero que gostem das dicas, o Antônio aceitou super bem, e agora nesse friozinho, nem precisa esfriar por completo, uma papinha quentinha e saudável tem seu valor!
Ah, e se alguém tiver feito no microondas, comenta aqui, para deixar a opinião para quem está pensando em fazer também!
Beijos

Comente pelo Facebook

Leia mais!