22.nov.2010

Pequeno manual de amamentação

Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), as crianças devem amamentar exclusivamente ao seio materno até o sexto mês. Sem necessidade de oferecer outro tipo de alimento ou bebida. A partir dos 6 meses, deve- se introduzir alimentos complementares, e manter o aleitamento materno até 2 anos, ou até quando for confortável para mãe e bebê.


Mas eu não entendo muito bem, se a OMS recomenda uma coisa, por que a pediatra do Antônio falou outra coisa?

Na última consulta, quando ele estava com quase 4 meses, ela disse que eu poderia dar água, e suco de laranja do céu. Eu sinceramente fiquei confusa, porque sempre ouvi falar de amamentação exclusiva até seis meses, e foi tão complicado amamentar no início, por que agora eu teria que introduzir outro líquido que não fosse o leite materno? Affe!! 

Eu adoro ela, acho excelente profissional, mas faltaram alguns argumentos para me convencer que devo oferecer água ou suco pro baby. E o mais “CHATO”, são aquelas pessoas que por mais que a gente sabe que só querem ajudar, se metem sem serem chamadas! Sempre tem alguém dizendo que ele deve estar com sede, que está muito quente, mas MEU DEUS, o leite materno é 80 % água, então? então? hã? hã? 
    
A amamentação traz muitos benefícios para o bebê, pois o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, atendendo a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais, sendo fácil de ser digerido provocando menos cólica e prisão de ventre nos bebês. Ainda colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, anemia, obesidade, e intolerância ao glúten. Por conter uma molécula chamada PSTI protege e repara o intestino delicado dos bebês. Além do que o momento da amamentação aumenta o vínculo da mãe com filho, colaborando para que a criança se relacione melhor com outras pessoas. A sucçaõ ajuda no desenvolvimento da arcada dentária. Protege a mãe contra câncer de mama e de ovário e ainda ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. 

A amamentação dá as mães sensação de bem estar,de realização, e ajuda emagrecer,pois consome muitas calorias (MAS DÁ UMA FOOOOME…hahaha).E é de graça, natural, prático,está sempre pronto(na temperatura ideal), e não utiliza recursos naturais!!  

Então eu decidi que não é a hora do Antônio tomar agua ou suco! Ele está com quase 5 meses, falta 1 semana, daí vai faltar 1 mês para o sexto mês…daí sim! E o tal de copo de transição que eu tenho é a partir de 6 meses, então achei melhor esperar mesmo. Alguém introduziu água antes dos 6 meses, e achou que foi bom? 

Gostaria muito da opinião de outras mamães que assim como eu tem suas dúvidas e dilemas!

Beijos

Comente pelo Facebook

Leia mais!