3.set.2015

Períneo, vamos olhar para ele?

PERINEO

Períneo, vamos olhar para ele? O que acontece com esse músculo no decorrer da vida da mulher?

A mulher em algum momento da vida vai ouvir falar do períneo, e muitas vezes tardiamente quando ele começa a dar sinal de mau funcionamento. Mas, primeiramente vamos falar onde ele está localizado, e a sua função.

Podemos entender que temos uma camada muscular chamada de assoalho pélvico, onde começa palpando o ossinho do púbis (palpe cerca de 20 cm abaixo da linha do umbigo, e horizontalmente a linha do quadril e siga em direção a vagina) e termina sentindo o ultimo ossinho do cóccix (ultima vértebra) após o ânus. Ele fará um formato de triangulo como um diamante em direção a cavidade pélvica onde estão nossos órgãos. E na mulher esse “diamante” tem 3 perfurações, o canal anal, vaginal e o da uretra.  Ele funciona como uma cama elástica que sustenta todos os nossos órgãos na região abdominal.

Ilustração-períneo

E daí o que acontece quando ele está fraco, frouxo e demonstrando incapacidade em seu funcionamento? Basicamente as incontinências. E por que isso acontece? Por que envelhecemos, engravidamos, parimos, tossimos, engordamos, praticamos esportes de impacto, temos prisão de ventre ou doenças mais sérias.

E agora dentro de nossa cultura, o que nós fazemos por esse músculo tão importante que mexe com o nosso bem estar físico e emocional?

NADA, ou quase nada. Então hoje o convite é olhe, palpe, aprecie, sinta o seu períneo enquanto é tempo. E comece com simples exercícios no seu dia a dia e isso é para você MULHER não importa se mãe, gestante, freira, adolescente etc… só assim podemos impedir que eles enfraqueçam ao longo dos anos.

Já sabemos onde fica o seu períneo que tal contrai-lo como se estivesse segurando o xixi, o cocô, mas sem apertar o bumbum e não mexa a barriga. Apenas sinta o assoalho, o diamante em movimentos de contrair, relaxar, contrair, relaxar, viu como é fácil ter essa percepção da contração e do relaxamento do períneo. (Não conseguiu, vai ao banheiro fazer xixi e não termine tudo segure na metade).

Agora é só treinar e fortalecer para ter controle muscular, chamado de Exercício de Kegel há outras posturas também.

kegel

Foto: bedmed

Pode começar de bexiga vazia, deitada de barriga para cima, com as pernas flexionadas e com os pés apoiado.

exercicios-para-o-perineo-na-gravidez

Em 3 séries de 10 repetições (contrai lentamente e relaxa lentamente) e ir aumentando diariamente até 50 repetições para que seja eficaz o fortalecimento.

Exercícios amigos do períneo são a Yoga, Pilates e Pompoarismo que também trabalham o fortalecimento e percepções do mesmo.

Massagem é outra forma de trabalhar essa musculatura perineal que aumenta a elasticidade desse músculo tornando-o também forte e relaxado. Escolha uma posição confortável, um bom óleo vegetal, lubrifique os dedos e com os polegares você percorrerá cerca de 3 cm a entrada da vagina pressione e desça firmemente em movimentos giratórios e de vaivém. Faça por cerca de 5 minutos numa frequência de 3 x por semana.

massagem-perineal-tecnica

No caso da gestante, ela pode realizar com tranquilidade não apresentando nenhuma alteração física. Em caso de dúvida sempre apoiar na equipe médica de Pré-Natal.

 “Não posso ver mérito algum em se ter vergonha da sexualidade.” Sigmund Freud.

Até o próximo post, mamães!

novacolunista_Luciana

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