26.jul.2013

Pilates: antes e pós parto!

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A prática regular de exercícios traz muitos benefícios às futuras mamães, fortalecendo não só o coração da mulher, mas também o do bebê. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios. A atividade física aumenta aumenta a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e os lombo dorsais.

Um bom programa de exercícios melhora a postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetando a barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e glúteos, e também melhora a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas.

Sabe-se hoje que é durante os nove meses de gravidez que os músculos do pavimento pélvico são mais afetados pelo peso extra que as grávidas têm de suportar, por isso, todas as mulheres deveriam treinar estes músculos não só durante a gravidez como também após o parto, seja ele um parto normal ou parto por cesariana.

Uma das modalidades recomendadas não somente durante a gestação como também no pós-parto é o Método Pilates que atua recuperando assoalho pélvico, músculos abdominais e músculos da coluna vertebral!

O que o Método Pilates tem de bom?

  • Fornece uma maneira de o corpo recuperar a força, treinando os músculos para a recuperação das grandes mudanças experimentadas durante a gravidez;
  • Melhora a postura – que sofreu durante a gravidez e continuará sofrendo devido às posições assumidas na hora de carregar e amamentar o bebê;
  • Prepara o corpo para para exercícios de aeróbica e outros mais intensos;
  • Ajuda com a recuperação da diástase dos retos (separação abdominal).
  • Queima calorias, ajudando na perda de peso que foi adquirido na gestação.

Por isso a modalidade ajuda as mamães antes, durante, e depois do parto! Todas as gestantes devem praticar alguma atividade física, não devem ficar paradas! Escolha alguma que te dê prazer e fale com seu médico, que a liberará para a pratica do exercício físico!

Paula Klidzio, instrutora de Pilates no Espaço Amamãe, em Porto Alegre!

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