26.fev.2014

Plano de Parto!

plano_parto

Imagem daqui!

Toda mãe sonha com o parto, o dia em que vai conhecer seu filho amado! Mas muitas vezes, esse dia que é tão especial, acaba sendo um dia super estressante, onde seus direitos não são respeitados pelo hospital e equipe médica!

Para evitar imprevistos e que façam coisas que não gostaríamos no trabalho de parto, é que deveríamos fazer um Plano de Parto!

O Plano de Parto nada mais é, do que uma lista de suas preferências, de itens relacionados ao parto, expondo como gostaríamos que acontecesse o parto! Onde pode constar desde quem estará presente, como o pai e a doula. Assim como quais procedimentos médicos você aceita e quer, e quais você prefere evitar. Você gostaria de anestesia, episiotemia, tricotomia (raspagem dos pelos pubianos), enema (lavagem intestinal), soro com hormônio para acelerar o parto? E os cuidados com o bebê após o nascimento. Gostaria que o pai cortasse o cordão umbilical? De amamentar logo após o parto? E em caso de cesárea, gostaria de segurar seu filho após o parto, amamentar, acompanhar o banho?

São detalhes simples, que fazem a diferença e tornam seu parto único, especial e feliz, ou um evento que você quer esquecer! São detalhes que a tornam protagonista do seu parto!

NÃO é uma ordem, ou um mandamento! No dia do parto, só o médico vai poder avaliar, se tudo poderá acontecer conforme você planejou, e conversará com você caso tenha que fazer algo diferente do planejado, esperado.

No Brasil, alguns médicos aceitam e gostam de saber o que esperamos desse dia, outros não respeitam. Por isso, converse com seu médico sobre o Plano de Parto, se ele não quiser conversar e se mostrar intolerante, tens chance de mudar rápido de médico! Os bons médicos até preferem ter um Planos de Parto, pois sabem o que você espera desse dia!

Hoje em dia muitas mães não sabem, mas vários procedimentos são feitos por serem padrões nos hospitais, não precisariam ser feitos em todos os bebês! Então, por que fazer algo, muitas vezes invasivo, sem necessidade, não acham?

Questione seu médico, tire tooooodas suas dúvidas, depois faça seu Plano de Parto, e leve para seu médico! Além de planejar o dia do nascimento do seu filho, podemos refletir, pensar e conhecer melhor cada momento do parto. E só assim fazer escolhas conscientes, do que é melhor para nós e nosso bebê!

O Plano de Parto pode ser entregue ao seu médico, ele pode assinar que está ciente das suas preferências, mas não é um contrato, e ele pode/deve interferir em caso de imprevistos.  Faça cópias do seu Plano de Parto, para quando precisar, ao chegar no hospital solicite que seja anexado ao prontuário, e você pode entregar aos enfermeiros, médicos, pediatra, aos profissionais que achares necessário.

Eu já fiz nosso Plano de Parto, agora é esperar a hora do Caetano chegar! Quer fazer o seu Plano de Parto, segue AQUI um Modelo de Plano de Parto!

Beijos, Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!