19.out.2015

Por que comprar se posso fazer eu mesma?

Oi gurias, tudo bem? Hoje tem post com participação especial de uma das minhas melhores amigas, a Roberta Eckert! Ela foi estudar na Espanha, conheceu o amor da vida, casou, é mãe de dois guris lindos, eu super a admiro como mãe e mulher! Ela já compartilhou o relato de seus partos AQUI, foi muito emocionante e verdadeiro! <3 Obrigada amiga linda por TUDO, tu és a grande responsável por meus sorrisos diários, te amo infinito! 

“Tudo começou quando meu filho mais velho, Lucca nos pediu pra desenhar no quarto dele um pirata. Entre meu marido e eu o que melhor desenha, sem duvida, é ele. Eu admito e juro com os dois pés juntos que não sei desenhar! Só sei fazer 3 desenhos que são os mesmo desde a época do jardim de infância eu acho: um elefante de costas, uma casa com chaminé e uma montanha com o sol nascendo.

Escolhemos um desenho que vinha na capa de um livro que o Lucca era apaixonado. Um bote pirata, dois piratas dentro e umas ilhas nas esquinas (alguns detalhes mais que pra mim eram absolutamente impossíveis de desenhar). 

livro_piratas

Começamos a desenhar e meu marido fez o bote e uma cara de um dos piratas, e eu, como dizem aqui, culo de mal asiento, ou como dizia minha mãe, que colocam formiga no papel higiênico, não consegui ficar parada sem fazer nada. Já que ele tinha feito um dos piratas eu faria o outro. Comecei pela cabeça e quando terminei, olho pro eu marido cheia de orgulho do que tinha feito (sem olhar a proporção de nada) e vejo uma risada escondida nos olhos dele. Furiosa, dei dois passos pra trás e caio na risada junto com ele. A cabeça media mais ou menos o tamanho de todo o pirata dele. Ridículo!!!!

Eu como não sou nada (quase nada) orgulhosa disse pra mim mesma que eu ia conseguir, de uma maneira ou outra o desenho ia sair!! Nessa época eu estava grávida do meu segundo filho e não sei se foi ele que me deu uma inspiração extra, comecei a ver que sim, eu tava conseguindo. Dessa vez comecei de baixo, pelas pernas e pouco a pouco aparecia o pirata. E não é que tava igual que o desenho orginial??

Eu passava o dia enquanto o Lucca estava no colégio desenhando, aquilo me relaxava e mostrava pra mim mesma que eu podia, que era capaz, ao menos, de copiar o desenho. Cada dia aparecia uma coisa nova: o bote terminado, os dois piratas (o meu marido só desenhou a cara de um e o resto, eu), duas ilhas, no barco um macaco agarrado do mastro da bandeira, no céu um papagaio e nas ilhas palmeiras com cocos, que admito retocadas pelo marido por não gostar do tipo de folha que eu fiz. Cada dia mandava uma foto para meus pais que me aconselhavam onde arrumar, retocar ou tirar e entre todos decidimos não pintar, e sim fazer como se fosse um adesivo. Preto e branco, só marquei o contorno dos desenhos com uma caneta preta. Mas não estava terminado, o pirata principal tinha que ser Barba Roja, o barba vermelha!! E então só ele tem cor, sua barba pintada de vermelho!

quarto_piratas

Confissão de mãe: olhava o desenho e não acreditava em mim mesma! Sim, não só fui capaz de plasmar o desenho do livro como também fui capaz de gostar, e mais, de me sentir orgulhosa de um desenho que eu fiz!

O tempo passou, o Teo nasceu e quando fez 1 ano, resolvemos passar ele pro seu quarto. Durante esse tempo conversávamos muito com o Lucca que deveria deixar o seu quarto e se mudar para outro, um andar mais abaixo do meu quarto, para deixar esse para seu irmão mais novo. De inicio o fato de dizer que como o Teo era pequeno e deveria estar mais perto da gente porque se acordava muito de noite não o convenceu. Já que o pequeno dormia no meu quarto porque ele teria que sair dali? Mas pouco a pouco ele foi mudando de ideia, achando a minha proposta de ir pra um quarto muito maior do que o atual dele e ainda mais com uma lareira própria (ali era antigamente o escritório da nossa casa) muito interessante. Até que um belo dia ele me disse: mamá!!! Quero o meu quarto novo!! O marido sempre é um pouco mais pé no chão que eu para algumas coisas disse pra irmos devagar, mas eu não aceitei e comecei eu mesma a mudança. Adaptei uma zona que temos na frente do meu quarto de escritório, levei uma mesa que pesava uma tonelada eu sozinha pra cima, livros e diabo a quatro para poder esvaziar o quartinho dele.

Claro que nesse momento ele me pergunta como faríamos para levar a parede onde estavam desenhados seus piratas e quase morro do coração! Como boa mãe, prometi desenhar na parede nova, na que ele escolhesse seu desenho favorito.

Mudança feita, quarto pintado agora tocava desenhar. Quem foram os escolhidos?? Nada mais nada menos que os Vingadores! Um deles?? Não Mamá!!! Todos!! Lá fui eu escolher o tipo de desenho que encaixava no meu padrão de capacidade de realização de desenhos (hehehe) e um que ele gostasse, pois não contente o suficiente, queria que eu desenhasse em 3D, claro!!! Encontrei um tipo de desenho que aqui eles chamam de Kawaii, um exemplo muito conhecido, as Meninas Super Poderosas. Um padrão para todos os bonecos e depois adaptar na roupa ou detalhes. Mas sim, eram 6! Spiderman, Capitão América, Ironman, Thor, Hulk e Lobezno. Pensa daqui e de lá e faço um único molde, a cabeça deles.

Desenhava a cabeça e a partir daí o corpo. Mas claro, com dois filhos a coisa não era tão fácil! Tinha dias que estava desenhando sentada na cama do Lucca, com o Lucca no chão montando Legos e o Teo do meu lado vendo desenhos no Ipad e tentando com todas as forças dele desenhar comigo! Tinha dias que brigava com o marido e dormia o pequeno e lá ia eu, com meus fones de ouvido a relaxar pintando toda essa banda de super heróis.

IMG_2088

IMG_2089

Uma vez todos desenhados, processo que até não demorou muito, muito menos do que eu imaginei, foi a vez de decidir se pintava ou não, mas dessa vez não tive escolha, faltava cor na vida desses protetores!  Comprei cores básicas, pinturas que saiam com água dos pinceis e das mãos e meti a mão na massa! Pintei cada um deles, cada detalhe, cada cara, misturando cores para chegar no rosinha da cara do Capitão América ou no azul escuro da roupa do Thor.

IMG_2102 IMG_2105 IMG_2094 IMG_2264 IMG_2263

Mas o que me dava força para seguir era ver a carinha do Lucca chegando a casa e vendo que mais um amigo aparecia na parede do lado da cama dele. Seus olhos se iluminavam e um dia ele me disse: Mamá! Eu nunca mais vou dormir sozinho!! Precisa mais motivação que isso?? Depois de todos pintados foi a vez de contornar cada linha com o meu amigo Xin-Lu (assim se chamava aqui a marca da caneta que eu usei). Ai então estavam eles, Spiderman pendurado de uma corda, Capitao América com seu escudo, Ironman voando, Thor e seu inseparável martelo, um Hulk muito verde e brabo e Lobezno, ainda meio voando na parede até achar alguma coisa que encaixe com o desenho. Estao perfeitos?? Longe disso!! Cada dia que olho vejo alguma coisa que não gosto ou que deveria retocar, mas como diz meu marido: o imperfeito é perfeito! 

IMG_2376

Sei que muita gente não tem o mesmo tempo que eu tive e nem a paciência que eu tenho para essas coisas, mas não seria o mesmo ter ido numa loja e ter comprado os adesivos para a parede.

Acho que cada uma de nós, ou cada um de nós deveria encontrar alguma coisa que se sinta realizado para poder compartilhar com nossos filhos. Não sou daquelas mães que conta historinhas todas as noites ou que fica horas no parque com eles, sou chata, mandona e perfeccionista. Mas acho que dentro dessa loucura, até que to fazendo bem o papel de mãe!

Espero que essas palavras incentivem pelo menos uma pessoa a pegar uma caneta e desenhar, ou sentar no chão e fazer um castelo de blocos, o objetivo é passar mais tempo com nossos filhos!!!

Beijos!!!”

Comente pelo Facebook

  • Vanessa Bussamara

    Amei e me identifiquei muitoooo!!!…principalmente n frase (Não sou daquelas mães que conta historinhas todas as noites ou que fica horas no parque com eles, sou chata, mandona e perfeccionista. Mas acho que dentro dessa loucura, até que to fazendo bem o papel de mãe!)…kkkkk……mas tb amo colocar a mão na massa…não tenho tanto tempo quanto gostaria, principalmente agora q estou gravida… mais faço o que posso….estou em um projeto com um baú de enxoval q era da minha avó, quero fazer dele um baú de brinquedos e brincadeiras….espero postar fotos pra mostrar pra vcs como ficou esse e outros projetos!!!

Leia mais!