7.mar.2013

Posso amamentar após MAMOPLASTIA?

Na cirurgia de redução de mama é removido tecido mamário, e alguns cirurgiões removem a aréola juntamento com o mamilo. Esse procedimento corta os ductos mamários, podendo danificar os nervos e as glandulas, dificultando a amamentação. Ou seja, a mulher pode produzir leite, mas o leite pode não ter vazão, pois os ductos estão comprometidos. 

É possível amamentar sim, mas tens que conversar com o cirurgião plástico sobre a sua vontade de amamentar futuramente. Os mamilos e as aréolas devem se manter presos ao tecido mamário por baixo. Caso os mamilos tenham sido removidos e depois recolocados nos seios reconstruídos, pode causar danos aos nervos (que estimulam a liberação dos hormônios necessários à produção do leite e sua descida), e os ductos e tecidos mamários poderão limitar o fluxo do leite. 

Segundo o site Baby Center, quanto mais tempo tiver passado da cirurgia, maior a possibilidade de você ter sensibilidade nos mamilos e na aréola, e maior serão as chances de produzir leite e amamentar. 

Se você fez a cirurgia e na época não pensou na amamentação, você só saberá se vai poder amamentar quando chegar a hora. Fale para o seu GO antes do bebê nascer, para que possa preparar o seio. E fale para o pediatra, ele precisa saber para controlar o ganho de peso do bebê. Peça ajuda para os especialista no pós parto, ainda no hospital. Veja a possibilidade de tirar seu leite, com uma bombinha elétrica(melhor) ou uma manual, até para estimular a produção. 

Se você fez MAMOPLASTIA e não conseguiu amamentar, saiba que existe através da  RELACTAÇÃO, retirando leite com bomba elétrica ou manual, e oferecer com uma sonda junto com o peito, assim o bebê estimula ainda mais a produção. 





Se ainda não tem filhos e está pensando em fazer uma redução das mamas, pense se não é melhor esperar e realizar a cirurgia depois dos filhos. Ou fale com o cirurgião sobre sua vontade de amamentar,ele poderá tentar ajustar a técnica usada na operação para não prejudicar a amamentação. #oremos

Gurias, eu conversei com algumas mamães que fizeram a cirurgia e conseguiram amamentar, pelo menos por um tempo. E fiz um pequeno relato de cada uma delas sobre a amamentação após a mamoplastia. 

  • Jaqueline, 23 anos, fez a cirurgia há 4 anos. Ela conta que amamentou durante 15 dias, depois teve que oferecer LA (leite artificial), ela tinha a sensação de peito cheio de leite, mas pela retirada do mamilo, provavelmente o leite não chegava no bebê, ou chegava pouco. Ela se arrepende de ter feito a cirurgia antes de ter filhos.
  • Elaine, 36 anos, fez a cirurgia com 17 anos. Teve parto cesáreo e o leite desceu em 3 dias. Ela contou que o cirurgião plastico disse, na época, que não tinha retirado muita gordura, para não mexer nas glândulas mamárias e ela poder amamentar quando tivesse filhos. Ela conta que amamentou 9 meses, 6 meses foi exclusivamente no peito e depois complementou com LA. 
  • Eliete, 39 anos,  fez a cirurgia há 10 anos. Engravidou 5 anos depois e teve parto cesáreo, o leite desceu em 2 dias. O cirurgião plastico manteve o mamilo, retirando muita pele. A experiência de amamentação foi maravilhosa, ela amamentou por 10 meses, ela só acrescentou LA com 11 meses pois o filho desmamou por vontade própria. 
  • Carolina, fez a redução de mama há 7 anos. Ela retirou em torno de 1 kg de cada mama, e junto retirou glândulas mamárias, retirou,reduziu e recolocou o mamilo. Teve parto cesáreo e o leite veio após 2 dias. Amamentou por 1 mês e meio, depois introduziu LA. O médico já tinha falado sobre a dificuldade na amamentação, por conta do sofrimento que foi amamentar ela pensa em numa próxima gravidez partir para a fórmula no início. 
  • Cecília, tinha 15 anos e tirou  1 kilo e 300 gramas somada as duas mamas. Na época o cirurgião garantiu que ela não teria problemas para amamentar. O parto foi cesárea, demorou 4 dias para vir o leite. Ela amamentou até os 4 meses pois precisou voltar a trabalhar, exclusivamente com leite materno. Ela sentiu algumas vezes a mama cheia, e tinha a sensação de que o filho continuava com fome, mas o peso do filho estava sempre bom, conforme o pediatra.   Ela produzia, mas talvez não tinha vazão. Gostaria de ter amamentado mais, mas aos poucos ele foi largando o seio. 
Quem tiver mais relatos sobre amamentação após mamoplastia deixe um comentário, compartilhe sua experiência! 

Beijos
Angi