6.out.2014

PRIMAVERA TAMBÉM NO PRATO!!!

A primavera teve início no dia 23 de setembro, e com a mudança do tempo é importante que se façam algumas adaptações na nossa alimentação para adaptarmos o nosso corpo ao início do calor.

Com a chegada de dias mais quentes, há um aumento da transpiração corporal, a digestão se torna mais lenta e o corpo necessita de mais hidratação e alimentos fáceis de serem digeridos, como frutas, verduras e legumes. Dessa forma, a nova estação pede uma alimentação mais leve e colorida.

Não podemos esquecer dos alimentos de época. Frutas, verduras e legumes da safra tendem a ser mais nutritivos, o preço é menor e, portanto, é bom abusar deles para tornar seu cardápio mais saboroso e saudável. A primavera é quando começam a aparecer os Frutos Silvestres, as Cerejas e os Morangos.

As frutas da primavera: abacaxi pérola, acerola, banana nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima e pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, pêssego e tangerina.

Os legumes da estação: abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo.

Verduras: almeirão, aspargos, beterraba, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, nabo e rabanete.

Deixamos-lhe algumas sugestões para você adaptar seu cardápio a primavera:

* Troque refeições pesadas por refeições mais leves, com mais legumes e fruta. Assim a digestão torna-se mais leve.

* Reduza as calorias. A necessidade do corpo compensar a baixa de temperatura é menor na primavera, logo são necessárias menos calorias.

* Opte pelos grelhados, assados e cozidos. Menos molhos e gorduras são mais saudáveis e adaptam-se melhor aos dias mais quentes.

* Opte por fruta com alto teor de água, como o Abacaxi ou as Laranjas. Ajudam a hidratar.

* Beba mais água. O calor começa a surgir na primavera e como tal é muito importante manter a hidratação.

Abraço Joci

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