10.jul.2017

O primeiro filho…

Às vezes penso como deve ser difícil ser o primeiro filho! Quando o bebê nasce queremos ser aquela mãe perfeita que idealizamos durante a vida inteira. Uma mãe calma, que não grita, nem perde a paciência, a mãe que está sempre disposta a fazer bolo, ao invés de comprar pronto, a mãe que está sempre disposta a brincar, ao invés de se jogar no sofá e assistir desenho.

Mas quando o bebê nasce, nasce uma mãe junto. A mãe real, não a mãe idealizada. A mãe real não é igual a amiga que já é mãe, a mãe real é a melhor mãe que podemos ser dentro da nossa realidade. A mãe que cansa, que na maioria das vezes não dorme a noite toda, e que no outro dia está sem disposição até que o café comece a fazer efeito. E pasmem, nunca tinha pensado que além do filho, tem que cuidar da casa, do marido, trabalhar e cuidar de si mesma!

Diariamente construímos a mãe que somos e seremos, baseada na nossa experiência de mãe e filha, baseada nos livros que lemos, nos filmes que assistimos e idealizamos, nas mães das amigas que admiramos na infância… e também nos transformamos a cada filho!

O primeiro filho é nosso maior professor, ele nos ensina sobre o tal amor materno, o amor incondicional…

O primeiro filho nos ensina que até podemos ser amigas dos filhos, mas antes somos mães, somos responsáveis pela formação do caráter e personalidade, por guia-los no caminho do bem. E que muitas vezes não seremos as amigas que eles esperam, mas sim, estaremos sempre ao lado deles para o que preciso for!

O primeiro filho vê a mãe se transformar e o amor de mãe se multiplicar a cada filho!

O primeiro filho é amoroso com os irmãos, super protetor, se sente super responsável e um tanto ciumento, afinal, ele é o único que teve a mãe com exclusividade, os outros já nasceram sendo obrigados a dividirem o amor e atenção da mãe!

Todos os dias temos que lembrar o primeiro filho também é criança, que ele pode até ajudar em algumas tarefas com os irmãos, por ser mais velho e ter capacidade, mas que não é responsabilidade dele, que a responsabilidade é nossa!

Beijo

Angi

Foto: Luciana Hoffmann Fotografia

Comente pelo Facebook

Leia mais!