11.fev.2015

Quando (e como) oferecer FEIJÃO para o bebê?

O bebê completou seis meses e agora começa uma nova fase para ele, a de introdução dos alimentos. Só que esta fase também é nova para você. Por qual alimento começo? Qual a quantidade? Qual o horário? Mas a pergunta que mais ouço é “E o feijão quando posso dar ao meu bebê? E como faço?

Então Somente depois que a criança estiver adaptada à papinha salgada, a partir do oitavo mês (ou seja 2 meses já com alimentos diferentes do leite materno), é recomendável a introdução das leguminosas na alimentação, caso do feijão e da lentilha.

Como sempre, deve ser algo gradual! Comece oferecendo apenas o caldo e, depois de uma semana, inclua os grãos amassados. Após uma semana ofertando os grãos amassados já pode ofertar o grão inteiro.

Importante lembrar que devemos oferecer o grão com o caldo, porque o caldo do feijão pode até conter uma quantidade de ferro, que previne contra anemia, mas há nutrientes que não ficam no caldo, como as proteínas.

Você também pode oferecer de maneiras diferentes, como salada de feijão, hambúrguer de feijão ou a sopa com os grãos batidos. Existem vários tipos de feijão e você pode variar entre os mais comuns no Brasil como: carioquinha, preto, de corda, azuki, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha.

Outra questão que parece ser simples mas gera dúvidas. Como fazer o feijão?

O ideal é deixar de molho no mínimo 8 até 24 horas), esse processo auxilia a reduzir os fitatos que são os causadores de gases e tornam o feijão indigesto para muitas pessoas. Depois é só trocar a água e cozinhar com água, em média o dobro de água para quantidade de feijão.

Indico cozinhar na pressão para facilitar, deixe em fogo alto até iniciar a pressão e depois em fogo baixo por 30 minutos. Normalmente esse tempo basta, mas se ainda tiver duro, coloque mais um pouco no fogo. Para as primeiras vezes que oferecer ao bebê pode ser assim puro sem temperos. No máximo uma pitadinha de sal marinho ou sal rosa.

Tenho certeza que o seu baby vai adorar.

Bom apetite!!

Abraço

Joci

ASSINATURA VALIDA EMAIL num fixo

Comente pelo Facebook

Leia mais!