18.nov.2013

Quarto Montessoriano, como montar?

Gurias, vocês já ouviram falar da Maria Montessori (1870 – 1952)? Ela é médica e educadora, e desenvolveu em um método educativo usado em muitas escolas pelo mundo afora. Com enfase na independência da criança, liberdade com limite e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança!

E nesse método, que defende a individualidade e a liberdade da criança, esses aspectos devem ser estimulados desde cedo, no ambiente em que ela vive. Assim surgindo a ideia do Quarto Montessoriano, valorizando o ambiente, conforto e autonomia da criança!

Estou pensando em adaptar o quarto dos guris, no estilo Montessoriano, então pesquisei em alguns Blogs maiores características do Método.

Como é o Quarto Montessoriano? 

É um quarto funcional e minimalista, poucos móveis, que seja aconchegante, tranquilo e seguro. Tudo deve ser adaptado ao ponto de vista da criança, para que tenham acesso quando precisarem/quiserem algo, proporcionando autonomia e liberdade de expressão de suas capacidades, para que aprenda sozinha, por meio de suas experiências, de maneira espontânea e criativa, desde cedo.

montessori14

Mas como montar um Quarto Montessoriano? 

O Quarto Montessoriano tem algumas características únicas, e podemos adaptá-las a nossa realidade:

* Cama no chão, partindo do principio que o berço limita, já que as crianças não conseguem ir e vir quando bem entendem. Assim, a cama deve ser pensada no bebê/criança, na liberdade de ir e vir, sair e voltar para a cama, explorar o quarto, promovendo a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência. A cama pode ser feita com um colchão no chão, com palete, ou tapete de E.V.A por baixo, para que a criança possa sair e voltar quando quiser, seja andando, engatinhando, rolando, conforme a idade dela. Podemos colocar almofadas, na parede, do lado do colchão, até grade de proteção, para que o bebê não role enquanto dorme, mas que ele consiga sair quando quiser para explorar o quarto!

montessori8

montessori7

montessori9

montessori6

montessori3

 

* Cantinho da leitura, e brinquedos sempre à mão, em prateleiras baixas, baús, nichos, acessíveis para explorarem!

cantinholeitura

montessori15

montessori4

 

montessori12

montessori13

montessori5

 

* Espelho,  é onde a criança se reconhece, seu rosto e seu corpo e movimentos que é capaz de fazer, proporcionando autonomia, assim se reconhecendo como individuo. Mas como colocar o espelho no quarto? Na altura da criança, se ainda for bebê, pode ser colocado na horizontal, bem rente ao chão, fixo na parede para que não caia, e conforme a criança cresce vai colocando na vertical, para que ela possa se enxergar.

montessori1

montessori10

montessori2

 

* Barras,  para que os bebês possam ficar em pé, basta fixá-las na parede, permitindo acessibilidade, estimulando a liberdade! Ou então nichos, seguros, que eles possam se apoiar.

barrasmontessoriana

 

nichomontessoriano

 

* Acesso livre às roupas, se a criança for maiorzinha disponibilize as peças de roupas em araras, armários baixos, gavetas, para que ela se sinta estimulada a se vestir sozinha, promovendo autonomia de maneira natural e saudável.

quartomontessorianoararas

* Segurança em primeiro lugar, em função dessa liberdade, o quarto deve ser pensado na SEGURANÇA! A minha dica é quando estiver fazendo o quarto, ficar na altura da criança, para visualizar os riscos que o ambiente oferece, na altura da criança. Observar as tomadas que devem ser tapadas, quinas de mesas devem ser protegidas, vidros devem ser evitados. Devemos proporcionar liberdade e autonomia, mas com segurança, pensando em prevenir os possíveis acidentes.

Que tal? Já pensaram em montar um Quarto Montessoriano? As fotos estão no Pinterest  do Blog, a maioria sem fonte, se a foto for sua, me avise ([email protected]) que tiro ou coloco créditos! =)

Beijos, Angi

Fonte: Revista Zap e Mundo Ovo.

Comente pelo Facebook

Leia mais!