18.nov.2013

Quarto Montessoriano, como montar?

Gurias, vocês já ouviram falar da Maria Montessori (1870 – 1952)? Ela é médica e educadora, e desenvolveu em um método educativo usado em muitas escolas pelo mundo afora. Com enfase na independência da criança, liberdade com limite e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança!

E nesse método, que defende a individualidade e a liberdade da criança, esses aspectos devem ser estimulados desde cedo, no ambiente em que ela vive. Assim surgindo a ideia do Quarto Montessoriano, valorizando o ambiente, conforto e autonomia da criança!

Estou pensando em adaptar o quarto dos guris, no estilo Montessoriano, então pesquisei em alguns Blogs maiores características do Método.

Como é o Quarto Montessoriano? 

É um quarto funcional e minimalista, poucos móveis, que seja aconchegante, tranquilo e seguro. Tudo deve ser adaptado ao ponto de vista da criança, para que tenham acesso quando precisarem/quiserem algo, proporcionando autonomia e liberdade de expressão de suas capacidades, para que aprenda sozinha, por meio de suas experiências, de maneira espontânea e criativa, desde cedo.

montessori14

Mas como montar um Quarto Montessoriano? 

O Quarto Montessoriano tem algumas características únicas, e podemos adaptá-las a nossa realidade:

* Cama no chão, partindo do principio que o berço limita, já que as crianças não conseguem ir e vir quando bem entendem. Assim, a cama deve ser pensada no bebê/criança, na liberdade de ir e vir, sair e voltar para a cama, explorar o quarto, promovendo a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência. A cama pode ser feita com um colchão no chão, com palete, ou tapete de E.V.A por baixo, para que a criança possa sair e voltar quando quiser, seja andando, engatinhando, rolando, conforme a idade dela. Podemos colocar almofadas, na parede, do lado do colchão, até grade de proteção, para que o bebê não role enquanto dorme, mas que ele consiga sair quando quiser para explorar o quarto!

montessori8

montessori7

montessori9

montessori6

montessori3

 

* Cantinho da leitura, e brinquedos sempre à mão, em prateleiras baixas, baús, nichos, acessíveis para explorarem!

cantinholeitura

montessori15

montessori4

 

montessori12

montessori13

montessori5

 

* Espelho,  é onde a criança se reconhece, seu rosto e seu corpo e movimentos que é capaz de fazer, proporcionando autonomia, assim se reconhecendo como individuo. Mas como colocar o espelho no quarto? Na altura da criança, se ainda for bebê, pode ser colocado na horizontal, bem rente ao chão, fixo na parede para que não caia, e conforme a criança cresce vai colocando na vertical, para que ela possa se enxergar.

montessori1

montessori10

montessori2

 

* Barras,  para que os bebês possam ficar em pé, basta fixá-las na parede, permitindo acessibilidade, estimulando a liberdade! Ou então nichos, seguros, que eles possam se apoiar.

barrasmontessoriana

 

nichomontessoriano

 

* Acesso livre às roupas, se a criança for maiorzinha disponibilize as peças de roupas em araras, armários baixos, gavetas, para que ela se sinta estimulada a se vestir sozinha, promovendo autonomia de maneira natural e saudável.

quartomontessorianoararas

* Segurança em primeiro lugar, em função dessa liberdade, o quarto deve ser pensado na SEGURANÇA! A minha dica é quando estiver fazendo o quarto, ficar na altura da criança, para visualizar os riscos que o ambiente oferece, na altura da criança. Observar as tomadas que devem ser tapadas, quinas de mesas devem ser protegidas, vidros devem ser evitados. Devemos proporcionar liberdade e autonomia, mas com segurança, pensando em prevenir os possíveis acidentes.

Que tal? Já pensaram em montar um Quarto Montessoriano? As fotos estão no Pinterest  do Blog, a maioria sem fonte, se a foto for sua, me avise ([email protected]) que tiro ou coloco créditos! =)

Beijos, Angi

Fonte: Revista Zap e Mundo Ovo.

Comente pelo Facebook

  • Alessandra

    Amei !! Veio na hora certa , estou para construir minha casa e tenho um bebe de 7meses ,e estava sem ideias para um quarto que fisesse com que ele interagisse melhor com as coisas !!!

    • maedeguri

      Que bom, Alessandra, espero que aproveite as dicas e o bebê curta o quartinho! =) bjs

  • Su Rocha

    Adorei!!!! Parabéns Angi por mais um belo post!

    • maedeguri

      Super obrigada Su, beijos

  • Janine Franceschi

    Lindas idéias!! E para dois, tu não achaste? Tenho dois guris e morro de vontade de adaptar o quarto para este método. Mas o espaço também não é enorme…amei as fotos! Bjs

    • maedeguri

      Janine, vou ver se acho fotos para dois, mas acredito que colocar dois colchões, num canto, funciona bem! Vou ver e te aviso se achar…beijos

  • Jaqueline

    Amei, eu já estava planejando um quarto com brinquedos, livros, lousa, e outras atividades que fiquem acessíveis para o meu João Arthur que chega em Janeiro. Mais a ideia da cama, barra, espelho e até as roupas ao alcance dos pequenos eu adorei! Minha dúvida é: e nos primeiros dias/meses de vida, não tem problema deixa-lo dormir na cama no chão? A partir de que idade devo permitir que ele durma na cama no chão?

    • maedeguri

      Oi Jaqueline, pode ser feito desde os primeiros dias, mas temos que ter alguns cuidados, coloque almofadas,um tapete, ou até mesmo uma grade de proteção… se o bebê girar, ele não cai, estará quase no chão. E tem que ver se onde tu mora tem aranhas, escorpiões…? beijos, Angi

    • Michelle Moleiro Buzzulini

      Jaqueline, meu filho tem 5 meses e o quarto dele é neste estilo.. Ele sempre dormiu, uma ou outra noite que dorme comigo. Para evitar o contato do colchão no chão (friagem) eu comprei um tapete grosso do tamanho do colchão e coloquei ele embaixo.

  • Nathália Pinho Faria

    Estou montando o quartinho do meu filho nesse estilo! ameeei esse método! já estou há uns meses pesquisando sobre o assunto e sempre achei esse método a cara do blog Mãe de Guri! rs

    • maedeguri

      Que bom que gostou, Nathália! É a cara mesmo, estou vendo como adaptar no apê novo…beijos

      • Nathália Pinho Faria

        aaain que feliz de falar com vc! rsrs é que sou fã meeesmo, me identifico muito com seu jeito de ser mãe! meu filhote é um pouquinho só mais velho que o Antonio, e quando conheci seu blog me vi em vc! o meu Kadu tá adorando participar da decoração do quarto, curte cada coisa.. lindo demais ^^ beijooos Angi.

  • Tatiana Greef Aschebrock

    Adorei o post, Angi. Sempre acompanho o teu blog e descubro coisas fascinantes. Vamos construir a nossa casa e esse quarto é perfeito para o que estávamos pensando para o nosso Teodoro, de 1 ano e 5 meses. Obrigada por compartilhar essas ideias com a gente. Grande abraço!

  • Bruna Malvezi

    Sou professora de criancas de 3 a 6 anos dentro da filosofia Montessori… Realmente acredito muito em tudo isso e cada detalhe faz toda a diferença! Mas antes de montar um quarto assim, dou um conselho: leiam e entendam a filosofia Montessori, para saber educar seu filho dentro deste ambiente. A maneira como educamos e apresebtamos o mundo para eles tambem é diferente. Por isso, devemos compartilhar do mesmo pensamento de Maria Montessori. Para mim, é uma filosofia de vida, acima de tudo!!! Adorei as ideias, mas o excesso de cores e decoracao nao combina com o pensamento Montessoriano, pois ela acreditava que isso deixa a crianca muito estimulada e agitada. Entao neste caso, menos eh mais! Se quiserem tenho sigestoes de livros dela….

    • Mãe

      Oi Bruna!
      Acho o que você falou faz todo sentido. Para além das formas, há uma filosofia por trás que pode ajudar muito na criação dos nosso filhos.
      Tenho interesse nas dicas de livros que você mencionou.
      Beijoca,
      Karin

    • Luciane

      Olá! Tb tenho interesse nestes livros. Obrigada!

    • Aline Ribeiro

      Oi!! Gostaria de ler mais sobre essa filosofia!

  • Edleia Mendonça

    muito bom, adorei!!

  • Guest

    Olá!
    Sou mãe de um bebê de 16 meses, que vive em uma casa adaptada, segundo o princípio (Montessori at home). O método Montessori, é um modo de vida, para minha família. “Ajudar a vida” foi o motivo e objetivo do compromisso, de Maria Montessori, com os direitos das crianças. Esse também deve ser o papel do ambiente e dos pais ou adultos que cuidam da criança. O conceito Montessori, no âmbito familiar, é composto de três elementos. O adulto preparado – o ambiente preparado – liberdade com responsabilidade. O quarto deve ser um ambiente tranquilo, sem muitas cores, sem muitos brinquedos. Para que tem acesso, eu aconselho os seguintes livros.
    A mente absorvente – para as famílias que desejam, entender mais sobre o método e sobre o desenvolvimento das crianças.
    Montessori from the Start – para o âmbito falimiar (0 ate 3 anos de idade).
    How to Raise an Amazing Child The Montessori Way – Preparo e envolvimento, também para o âmbito familiar. Com muitas fotos, que ajudam no preparo e envolvimento.

    How
    to Raise an Amazing Child The Montessori Way. By Tim Seldin – See more
    at:
    http://howwemontessori.typepad.com/how-we-montessori/page/42/#sthash.8nsyZe1K.dpuf

  • Guest

    Sou mãe de um bebê de 16 meses, que vive em uma casa adaptada, segundo o
    princípio (Montessori at home). O método Montessori, é um modo de vida,
    para minha família. “Ajudar a vida” foi o motivo e objetivo do
    compromisso, de Maria Montessori, com os direitos das crianças. Esse
    também deve ser o papel do ambiente e dos pais ou adultos que cuidam da
    criança. O conceito Montessori, no âmbito familiar, é composto de três
    elementos. O adulto preparado – o ambiente preparado – liberdade com
    responsabilidade. O quarto deve ser um ambiente tranquilo, sem muitas
    cores, sem muitos brinquedos. Para que tem acesso, eu aconselho os
    seguintes livros.
    A mente absorvente – para as famílias que desejam, entender mais sobre o método e sobre o desenvolvimento das crianças.
    Montessori from the Start – para o âmbito falimiar (0 ate 3 anos de idade).
    How
    to Raise an Amazing Child The Montessori Way – Preparo e envolvimento,
    também para o âmbito familiar. Com muitas fotos, que ajudam no preparo e
    envolvimento.

  • Andrea Virginia

    Parabéns Angi pelo post e estimular uma discussão super saudáve tanto para os pais , como para as criançasl. Dicas maravilhosas ! O mundo precisa de pessoas mais criativas e esse estímulo inicial é essencial, para seres mais autoconfiantes, prestativos e inovadores.

  • Dayse

    É possivel adaptar uma criança de 1 ano a este método? meu marido e eu sentimos como se estivessemos prendendo nossa bb no berço.O fato da cama dar essa liberdade me despertou total interesse!

  • Aline Braghetto

    Ual…preciso saber mais deste método montessori!!! Estou gravidinha e adorando este assunto…. porém minha maior dúvida é:
    Este método deve ser apresentado à crianças desde o momento que nasce? Desde o primeiro dia de nascimento ela vai pro colchão no chão? Ou deve ser apresentado quando ela tem alguma idade especial?
    O caso é que estou apaixonada pelo método e preciso estudar mais sobre o assunto, vou comprar um livro que indicaram aqui!
    email: [email protected]

  • Ingrid Santos

    Adorei!! Até hoje estava pensando num quarto funcional para meu filho, vejo e acho que ele fica muito limitado nesse berço móvel… não gosto disso, particularmente. Ele tem o quarto montado, mas pouco usa e sequer dorme nele. Essa filosofia Montessoriana, com certeza, vai entrar pra essa casa. Um beijo Angi.

  • Jamily Xavier Damacena

    amei a ideia deste quarto Montessoriano…….

  • Ingrid

    Adorei esse método Montessoriano. Para completar a decoração do quartinho da minha filha, coloquei um piso de vinil, branquinho e fofinho. Ficou ótimo!

    O nome é Revest Vinil e e eles atendem e dão preços por telefone.

    Bjs,

    Ingrid

  • Ingrid

    Adorei esse método Montessoriano. Para completar a decoração do quartinho da minha filha, coloquei um piso de vinil, branquinho e fofinho. Ficou ótimo!

    O nome é Revest Vinil e e eles atendem e dão preços por telefone.

    Bjs,

    Ingrid

  • Caroline Mello

    Angi, tu acompanha a Flavia Calina no youtube? Ela fez um quarto Montessori pra filha dela e está sempre falando sobre isso. Recomendo 🙂

  • Vanessa Franca

    Adorei o post e descobri que involuntariamente criei um quarto assim pro meu filho Gabriel que tem 4 anos, ele não dormia de jeito nenhum no berço e o jeito que arrumei foi colocar um colchão de casal direto no chão… acabaram as noites mal dormidas, rsrsrs… Estou esperando meu segundo filho e pensando como será a divisão do quarto… Adorei seu blog, pode ter certeza que lerei muitos outros posts… Abraços, parabéns…

Leia mais!