11.ago.2015

Quartos infantis já não são mais os mesmos!

Quarto de menina tem que ser rosinha, de menino, azul claro. Conhece essa tendência? Então esqueça-a, pois os dormitórios infantis já não são mais os mesmos. Cores vibrantes, porém harmônicas  e objetos para tornar o dia a dia mais prático são as estrelas da decoração dos quartos dos pequenos.

Confira as dicas: 

Tudo em um só lugar

O quarto deve ter local para descanso, para brincadeiras, para guardar todos os brinquedos e para as roupas – tudo isso para que a criança possa aprender a se organizar desde cedo.

Cores

Muito cuidado para evitar excessos,  a super estimulação visual dos pequenos, não é aconselhável.  Se for colorir as paredes, prefira móveis em tons neutros, se optar por móveis coloridos, paredes em tons claros e monocromáticos. Sea opção for por algo mais minimalista, como quartos montessorianos, as cores são quase como pinceladas, mais presentes em roupas de cama, brinquedos e quadros educativos.

Personagens

Apesar do apelo das crianças, é interessante fugir da tematização por personagens. Além de ser uma decoração que cansa mais rapidamente, pode-se deixar  para serem utilizadas nas festas de aniversário. A ideia é deixar o quarto mais customizado, com a cara da própria criança. Uma sugestão é escolher com ela algum trabalhinho artístico mais legal para emoldurar, pode ser mais de um, para decorar o quartinho. Mosaicos de fotos e porta-retratos bacanas também são bem-vindos.

Móveis de criança

Dê preferência às peças especiais para crianças, que respeitam normas técnicas, como medidas ideais, pintura adequada e formas mais seguras (arredondadas). Use e abuse das cores para cadeirinhas, pufes e mesinhas. Prefira móveis com mais de uma função, assim tudo fica menos estático e com mais tempo de vida útil.

Tudo limpo

O uso de tapetes de borracha antialérgico e de cortinas removíveis e laváveis são mais higiênicos e, ao mesmo tempo, são fáceis de limpar, evitando o acúmulo de ácaros e outras bactérias.

Pise firme

Não se indica o porcelanato, por ser frio e escorregadio. Recomenda-se os laminados de madeira e os vinílicos. São seguros, aconchegantes e fáceis de manter.

Cultura bem-vinda

Monte uma minibiblioteca utilizando estantes, prateleiras, painéis com elástico, tudo muito acessível aos pequenos, para guardarem os livrinhos com a capa visível, de frente, estimulando a leitura a qualquer hora. Também podem estar próximos à cama, para facilitar as historinhas na hora de dormir.

Tudo no seu lugar

Caixas coloridas, baús, cestos, nichos e gavetas são fundamentais para manter a ordem e devem estar ao alcance das crianças, com fácil manuseio. Podem ter rodinhas e alças para facilitar.

Dica de mamãe: “Quartos entulhados de brinquedos são desaconselháveis, além do espaço precioso que ocupam, são deseducadores. O melhor é decidir junto com a criança o que ela realmente prefere ficar, treinar o desapego desde pequenos. Se possível levá-lo junto para fazer a doação dos mesmos” 

cabana_ post_lu post_lu2 post_lu3

* Imagens do site Pinterest!

Até o próximo post, mamães!

Beijos Lu

novacolunista_Lu

Comente pelo Facebook

Leia mais!