12.jul.2012

Recompensa, compensa

O que vocês acham de dar recompensas para os filhos em troca de realizarem algumas tarefas na casa?
Antes de ser mãe eu achava super legal, em casa fazíamos algumas tarefas e ganhávamos por elas. Tarefas simples, que hoje como mãe, vejo que são responsabilidades obrigatórias e não pagaria o Antônio por cumprir suas responsabilidades. Uma família tem que ter um esquema para que ninguém fique sobrecarregado (mãe) , respeitando a faixa etária dos filhos, né? Então sou a favor de cada um fazer sua parte, como uma família que se ajuda.
Porém li um texto ótimo da Patrícia Broggi* sobre a hora que os filhos pedem mesada aos pais. A ideia é ótima. Ao invés de simplesmente dar mesada, ou mesmo “pagar” aos filhos essas tarefas de casa, os filhos receberiam essa mesada através da leitura!
Como assim?
A família cria uma tabela de preço por livro lido, o valor depende do idioma e complexidade. Com isso o casal ensina que para ganhar dinheiro é preciso se esforçar e de quebra estimulam o gosto pela leitura e escrita, uma vez que os filhos devem ler e fazer um breve resumo do livro.
Ela conta ainda que as meninas dessa família se tornaram leitoras apaixonadas e se sentiam realizadas com seu dinheirinho, aprenderam o valor e a gastar de maneira responsável. Inclusive uma das filhas trabalha com edição de livros, legal, né?
Patrícia ainda dá uma dica aos pais, fiquem de olho, supervisionem se estão realmente lendo, pois hoje em dia encontramos muitos resumos de livros na internet.
O que vocês acharam da ideia?
Alguém pensa em aderir essa ideia?

* Patrícia Broggi é jornalista e escreveu o livro Falando de Grana (Ed. Panda Books) e escreve na revista Pais e Filhos.

Comente pelo Facebook

Leia mais!