10.out.2014

Regurgitação ou Refluxo – Até que ponto é normal ?

Toda mãe de Guri ou Guria já passou por isso ou ainda vai passar. O Refluxo é um dos motivos de maior preocupação nos primeiros meses de vida do bebê, mas quando é realmente preciso se preocupar? Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Refluxo.

O que é o Refluxo?

Refluxo ou Regurgitação (também chamado de Golfada) é quando após a mamada o leite volta pela boca, pode ser pequena quantidade, ou muito, como um vômito. É muito comum, acontece em cerca de 50% dos bebes até os 6 meses, e na maioria das vezes é considerado fisiológico (normal). Ou seja, não representa nenhum risco ao bebe, e ele não tem nenhum outro sintoma, ganha peso e se desenvolve sem problemas. Geralmente se resolve sozinho ao redor dos 6 meses.

Por que acontece o Refluxo?

Isso ocorre por uma imaturidade da válvula que liga o esôfago ao estômago, que é um músculo que ainda está meio frouxo no bebê, e deixa o leite voltar. Para ilustrar melhor, circulei em vermelho a área afetada.

refluxo

 Quando que o refluxo começa a preocupar?

Nos preocupamos com o refluxo quando consideramos como uma doença (Refluxo patológico). Os principais sinais são: ganho de peso inadequado, e outros sintomas associados, irritabilidade, choro excessivo, perda de apetite, pode ter anemia e sintomas respiratórios, como tosse ou chiado também podem ser sinal de refluxo. O pediatra irá avaliar caso a caso, para ver se existe relação entre os sintomas e o refluxo, porque outras doenças também podem causar os mesmo sintomas.

Como é o tratamento?

O tratamento envolve medidas posturais:

* Dar de mamar com o bebê mais sentadinho.

* Sempre esperar o bebe arrotar depois de mamar.

* Manter o bebe na vertical (de pezinho) no seu colo por pelo menos 20-30 minutos após as mamadas.

* Elevar um pouco a cabeceira do berço, ou usar aquelas almofadas específicas anti-refluxo.

* Diminuir a quantidade de leite em cada mamada, mas aumentar o número de mamadas ao dia. Para não encher muito o estomago de uma vez só. Mas a quantidade diária total deve ser sempre mantida para que o bebê não perca peso. Seu pediatra te orientará em relação as quantidades recomendadas de acordo com a idade do bebê.

Existe também o tratamento medicamentoso:

Diferentes remédios podem ser usados para tratar o refluxo. Pode ser necessário inclusive, associar dois remédios. Os remédios trabalham para diminuir a acidez do estômago, ou para ajudar que o estômago esvazie mais rápido. O pediatra prescreverá os medicamentos quando forem necessários.

Explique detalhadamente os sintomas que você observa no seu bebê, para ele poder avaliar seu caso.

Espero ter ficado mais claro!

Um abraço,

Dra. Fernanda Freire Visite sempre seupediatra.com, e curta nossa FanPage para não perder nenhuma novidade.

Comente pelo Facebook

Leia mais!