12.mar.2018

Rinite alérgica, outros tipos de rinite e o bebê que vive resfriado

Oi gurias, com a mudança de estação e chegada do frio também aumenta os casos de RINITE ALÉRGICA, você ou seu filho sofrem com isso? Hoje a Dra. Fernanda do Blog Seu Pediatra esclarecerá sobre o assunto! A Dra. Fernanda Freire é pediatra e alergista em São Paulo, se você quiser mais informações sobre o consultório, clique aqui.

rinite_alergica

Todo mundo já ouviu falar de rinite alguma vez, e provavelmente já apresentou os sintomas de rinite. Nos bebês nem sempre fica muito claro para os pais quais os motivos da rinite, por isso que vamos esclarecer um pouco mais esse assunto hoje.

O que é rinite?

Rinite é uma inflamação da mucosa nasal, a parte de dentro do nariz.

Os sintomas da rinite são nariz escorrendo (coriza, aquela “aguinha”), espirros, obstrução nasal e às vezes coceira (prurido).

Toda rinite tem a ver com alergia?

Várias podem ser as causas da rinite. Nem sempre a rinite acontece por causa de alguma alergia. A maior parte dos casos de rinite nos bebês ou crianças pequenas é devido a infecções causadas normalmente por vírus, os famosos resfriados.

O que acontece muito frequentemente é que as crianças entram na escola ou berçário novinhas, com meses ou 1-2 anos, e começam a ficar com nariz escorrendo quase todos os dias. Então o filho “vive doente” ou o bebê vive resfriado e às vezes os pais acham que acham que é alergia. Mas nem sempre é por causa de alergia. Podem ser vírus diferentes causando infecções em sequencia, e antes da criança melhorar completamente já pega outro vírus.

Quando os pais têm história de alergia respiratória, como rinite ou bronquite, a chance do filho ter também será maior. Por isso é importante acompanhar com o alergista para fazer o diagnóstico correto.

O que provoca a rinite alérgica?

No caso das alergias, as causas mais frequentes das crises de rinite são os ácaros, que estão na poeira, os fungos, pelos de cachorro ou gato, barata e pólen (menos frequente). Fatores ambientais também fazem a rinite piorar, como a poluição das cidades grandes, mudanças de temperatura e o tabagismo, tanto fumaça do cigarro quanto o próprio cheiro que fica na roupa da pessoa que fuma, por isso não adianta falar que só fuma fora de casa, quando chega em casa afeta a criança também.

É importante deixar claro que, em geral, os alimentos não causam rinite alérgica isoladamente, e se fosse alergia a algum alimento, viriam associados outros sintomas de alergia alimentar e não apenas a rinite. Por isso, não suspenda o leite ou outros alimentos da dieta do seu filho que tem apenas rinite antes de consultar com a alergista.

Qual o tratamento da Rinite?

O Tratamento da rinite vai depender da causa detectada, e muitas vezes existe mais um fator provocando a rinite.

Quando a causa é exclusivamente a alergia, existem muitas opções eficientes de tratamentos. O primeiro passo é o controle ambiental, retirar ou reduzir os fatores que provocam a rinite, limpeza adequada, capas anti-ácaro, Remédios para aplicar no nariz e evitar, prevenir os sintomas, como o corticoide nasal, ou xaropes anti-histamínicos que iram resolver os sintomas. Tem remédio específicos para cada idade, por isso não use medicação sem a orientação da sua pediatra ou alergista.

É fundamental iniciar o tratamento no caso das alergias pois ocorre melhora importante na qualidade de vida da criança, evita as complicações como sinusite; melhora a respiração, melhorando também a qualidade do sono e disposição da criança no dia seguinte; e melhora até o apetite da criança, passando a se alimentar melhor.

Quando a causa é infecciosa é mais complicado de controlar, o afastamento da escola pode ser necessário se a criança estiver apresentando muitas complicações e necessitar usar muito antibiótico por isso. Como sempre, tente manter uma dieta mais natural e saudável, com alimentos frescos, frutas, legumes que ajudem o sistema imunológico a combater as infecções.

Dra. Fernanda Freire – Alergista e Pediatra em São Paulo – CRM 130329 Para saber mais sobre as consultas e agendamento clique aqui.

Endereço: Av. Nove de Julho, 5345 Cj 72, Itaim-Bibi, São Paulo – SP.

Telefone: (11) 2788-5202

Comente pelo Facebook

Leia mais!