5.jan.2017

A rotina dos guris e dicas para os filhos dormirem CEDO!

Oi gurias, vamos falar da rotina dos filhos? Quando eu tinha apenas um filho, eu me via enlouquecida e querendo dar conta de tuuuudo. Com a chegada do Caetano eu aprendi a inspirar, expirar e não pirar, aprendi a me organizar muito melhor e acreditem ou não, fazia muitas coisas mais do que quando tinha apenas o Antônio.

Durante a gravidez do Santiago eu pensava como seria a minha rotina com 3 filhos, afinal sou só eu para cuidar dos 3, trabalho em casa com o blog, cuido da casa e sem ajudante, ainda tenho que ter tempo para cuidar do casamento e de mim … Mas querem saber, tem coisas que só aprendemos na prática, não adianta gastar tempo e energia se preocupando com coisas que ainda não aconteceram, então deixei para pensar e me preocupar quando ele nascesse. E assim que ele nasceu, parece que “ganhei um braço a mais”, pois me vejo fazendo muitas coisas mais, que nem pensei que faria… Ah, como já sei como é ser mãe, não fico cheia de neuras, e me dedico ainda mais, pois sei que por mais cansativa que seja aquela fase, um dia ela vai passar…

Confesso que o primeiro mês não foi fácil, porque além de ter um recém nascido em casa, tinha o Antônio e Caetano 24 horas por dia… Mas sabia que ia passar. Enquanto o Santi precisava 100% de mim, para mamar, dar banhos, trocar as roupinhas, dar colo e aconchego, o Antônio e Caetano disputavam a minha atenção. Nesse primeiro mês tive a uma ajudante, que além de cuidar da casa, me mimava, ela foi minha babá enquanto criança, então pensem na delícia que foi, ao menos não me preocupei com a casa!

Cá entre nós eu não amo rotina, mas eu amo a tranquilidade que uma rotina me dá. Nem sempre consigo seguir uma programação rigorosa, pois como ter horários fixos para tudo com um bebê em casa, que mama a hora que quer, que não tem hora para trocar de fralda, ou para ganhar colinho de mãe. Mas sou a favor de uma rotina sim, mesmo que sem horário fixo. Preciso de um norte a seguir, senão me perco e aí já viu, não faço nada, me frustro e meu dia vira uma bagunça só…

Vou compartilhar com vocês como é a rotina aqui em casa:

HORÁRIO PARA ACORDAR: Acordamos pelas 7:30 ou 8:00. O Antônio é sempre o primeiro a acordar, super disposto, quem dera eu ter essa disposição toda! Normalmente acordo, faço café para ele e  preciso de um banho para me acordar. Depois tomo meu café com ele na sala, assistindo um desenho ou montando lego.  O Caetano e Santiago acordam pelas 9:00 ou 9:30, eu adoraria acordar esse horário (risos). Claro que tem as exceções, quando tenho um trabalho para entregar, acordo antes deles e tomo café com maridão, depois tenho tempo para trabalhar, ler, assistir um pouco de seriado tranquilamente ou arrumar a casa.  

ATIVIDADES PELA MANHÃ: Entre as 9:30 até 12:00 os guris acordam e me dedico as necessidades deles. Café da manhã para o Caetano, as vezes o Antônio come mais uma fruta. Daí eles precisam gastar energia acumulada, brincam no pátio com pedrinhas, ou imaginext, ou super heróis, bola, armas de água, pulam amarelinha, enfim, normalmente brincam no pátio.  Se o Santi tira uma soneca pela manhã, o que normalmente acontece, eu aproveito para fazer o almoço e organizar/arrumar a casa. A minha dica é ir organizando/limpando cômodo por cômodo, fazendo aos poucos. Se os guris estão dentro de casa, envolvo eles nas atividades que eles tem capacidade. Por exemplo: guardar seus calçados, os seus brinquedos em cada caixa, essas coisas!

ALMOÇO: Como o maridão não almoça mais em casa e Antônio está de férias, almoçamos entre 12:00 ou 12:30. Normalmente deixo o almoço pré pronto a noite. O maridão deixa as carnes temperadas e cortadas, eu odeio essa parte… (valeu, amooorrr)! Às vezes deixo até um legume pronto. Também procuro fazer um cardápio semanal para não ter que pensar nisso durante a semana. Depois do almoço eu arrumo toda a cozinha enquanto os guris assistem um pouco de desenho, eles não dormem a tarde, porque se dormirem a tarde, dormem por umas 3 horas e aí vão querer dormir mais tarde…

TARDE (13:30 às 18:00): Durante as férias inventamos brincadeiras e atividades, mas morando numa casa tem sido maravilhoso, eles brincam com água, no pátio, nada como ter espaço para gastar a energia. Alguns dias vamos a pracinha ou damos uma volta na cidade. Acredito que o Caetano irá para escolinha esse ano, ainda estou pensando, vamos ver como será depois. Quando o Santi dorme eu trabalho, respondo emails, mensagens, escrevo posts, procuro inspirações. Tenho minha lista de prioridades do dia, então depende muito o que tenho que fazer!

FINAL DE TARDE: Os guris tomam banho juntos pelas 18:30, eu faço uma massagem neles, depois eles já não deixo assistirem T.V. aí é hora de atividades que acalmem: desenhar, ler, montar quebra-cabeça. O maridão chega, tomamos chimarrão juntos e começa a preparar a janta. Nós temos o hábito de comer lanches a noite, sanduíches, mas de vez em quando fazemos comida e não me importo de fazer mais para o dia seguinte, me facilita a vida, pois a hora do almoço é a mais corrida. #DicaPreciosa #TudoQueFacilitaEuAmo

NOITE: Jantamos entre 19:00 e 19:30, depois o maridão escova os dentes dos guris e pelas 20:00 estão todos na cama, nos revezamos para ler para eles, mas normalmente o Caetano só quer a mamãe. Mas tem exceção, tem dias que eles dormem pelas 21:30, dependendo se dormiram a tarde, ou se o maridão chega mais tarde. O Santi mama e dorme até as 9:00 do dia seguinte. Mas claro que ele mama ainda pelas 24:00, depois as 4:00 e depois acorda as 8:30 ou 9:00. Algumas noites acorda mais vezes, depende do pico de crescimento, da sede, de querer colo de mãe…

DEPOIS QUE OS FILHOS DORMEM: Pelas 20:45 está uma paz em casa!!! (risos) E claro que tenho que ter um tempo para o maridão! Para conversarmos sobre o trabalho, sobre como foi o nosso dia, assistir um filminho, namorar, essas coisas de marido e mulher! Mas tem as noites que o Guto está cansado e dorme fazendo os guris dormirem, quem sempre? Tem as noites que eu preciso trabalhar e durmo só as 2 da manhã, eita vida de blogueira, muitas vezes escrevo enquanto todos dormem. #MasAmoMuito Faz parte, só não pode virar um hábito, né? O casal tem que ter um tempo para si, nem que seja rapidinho! rs

Gurias, essa é a nossa rotina, que muda um pouco nos finais de semana, pois aproveito que o maridão está em casa e descanso muito, minha sorte ter ele na vida, e só por isso tivemos 3 filhos, se ele não fosse meu parceiro, não teria a menor chance! #ValeuDeus

Considero a rotina super importante para as crianças, eles ficam mais tranquilos e seguros sabendo o que farão durante o dia. E estou amando o fato dos guris estarem dormindo bem mais cedo, pois além de ser tudo de bom prá eles, segundo pesquisas as crianças que dormem cedo: crescem mais, pois a produção do hormônio do crescimento (GH) é maior a noite, das 21 até as 4 horas, caso a criança durma mais tarde ela pode até crescer menos; ficam mais atentas e tendem a ter melhor rendimento escolar, quando estão descansadas tem melhor memória e capacidade de aprendizado e claro temos um tempinho para fazermos o que quisermos!

Dicas para as crianças dormirem cedo:

  • MUITAS ATIVIDADES DURANTE O DIA! As crianças tem MUUUUITA ENERGIA, então precisam gastar. Nada de deixarem eles muito tempo assistindo T.V. ou jogando tablet e vídeo game, eles precisam mexer o corpo. Sei que para quem mora em apartamento é mais difícil, mas tentem ir em pracinhas, ou fazer circuitos no apartamento mesmo, pensam em como fazê-los gastar energia!
  • ACORDAR CEDO: Se seu filho acordar tarde, ele vai dormir tarde. Sei que é bom o filho que acorda tarde, pois a gente pode dormir um pouco mais, quem não gosta? rs Mas posso garantir que muito melhor que o filho acordar tarde é quando eles dormem cedo e temos tempo para cuidarmos um pouco de nós, do casamento, da casa, enfim, do que quisermos! Se seu filho tem o hábito de dormir tarde comece a mudar isso, colocando ele 30 minutos antes na cama, cada dia um pouco antes até chegar na hora ideal para você!
  • RITUAL DO SONO: fazer um ritual de vocês é muito bom e sempre funciona por aqui, começa com um banho, às vezes até com a luz mais baixa, depois massagem, e termina com leitura na cama (luz baixa)!

Espero que as dicas ajudem , gurias! E por aí, vocês tem rotina? Qual horário as crianças dormem?

Beijos

Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!