17.maio.2011

" Se é para o bem de todos, e felicidade geral da família, digam ao povo, que bebê precisa de rotina!"

Sempre me perguntava, rotina para que? Não quero que meu filho seja um robôzinho, mas confesso que os horários do Antonio estão organizados, se isso é rotina eu não sei, mas tem funcionado conosco. Cada bebê é único, e o que tem funcionado comigo, não quer dizer que é o melhor para você. Como falei aqui da rotina dele, eu achava que ele estava dormindo muito tarde, e acordando tarde, então resolvi mudar alguns hábitos que estavam se tornando freqüentes. Eu concordo com rotinas, mas rotinas flexíveis.
Acho que é importante ele ter horários,  e esses horários simplificaram o meu dia,  e organizou meu tempo. Consigo aproveitar melhor meu tempo e fazer as coisas que gosto, e preciso. Se sei que ele vai estar dormindo tal hora, sei que vou conseguir fazer tudo que tenho que fazer até o fim do dia. Não me cobro tanto, se não deu hoje, amanhã vai dar. Claro que, as vezes, ele não dorme no horário pré estabelecido pela rotina, ou ele dorme mais, temos essa flexibilidade nos horários, e tem sido muito bom. Agora estou satisfeita, pois acho que tem dormido melhor, e num horário melhor para bebê.
Antonio acorda entre 08:30-09:00, mama, e come fruta, ou papinha de aveia. Ele brinca, e eu tomo um café. Pelas 10:00 passeamos na praçinha, e as 11:30 ele almoça. Entre 12:30 – 13:00 ele dorme, em torno de 2 horas. Acorda, e brinca. As 15:00 ele come uma fruta, ou uma papinha. Passeamos, brincamos, ele assiste um pouco de T.V. As 18:00 ele toma uma mamadeira de soja, ou come uma frutinha, algo leve que não interfira na janta. Quando Guto chegas as 18:15 eles brincam. As 19:30 – 20:00, ele janta. As 20:30 – 21:00 então toma banho. Massagem, leitura, e ficamos na cama, ou colo. E as 21:30 – 21:45, ele dorme, e eu dou mama as 23:30 – 00:00, e ele dorme até as 7:00, mama e dorme até as 08:30 – 09:00!
É mais ou menos assim, tem dias que está friozinho, e ele dorme mais, tem dias que tira uma soneca de manhã e outra a tarde, mas as 21:30 ele dorme, e tem sido muito bom! As vezes, acorda na madrugada e quer mamar, e mama. Estou dormindo muito bem, eu e o Guto temos jantado juntos, e tranqüilos. Temos tempo de namorar, que cá entre nós, temos que tomar cuidado para não deixarmos de lado o maridão.
Outra coisa que mudei, é que agora costumo dar a comida num lugar certo, no cadeirão, as vezes, eu dava no carrinho, no colo, mas acho que ficou melhor no cadeirão, cantamos músicas (meu lanchinho,meu lanchinho, vou comer, vou comer, prá ficar fortinho, prá ficar fortinho,e crescer, e crescer!), e ele adora!
Aconteceu tudo muito natural, fomos antecipando um pouco o horário da noite, e os outros horários se ajeitaram sozinhos, hoje mesmo, ele dormiu antes do almoço, e o almoço saiu mais tarde umas 13:15, então tudo bem, almoçou, agora está brincando pelo chão,  a gente se adapta! 

“A educação exige os maiores cuidados porque influi sobre toda a vida.”

E vocês gurias? 
Tem uma rotina durante o dia? 
O que acham de rotina para crianças? 
Beijos

Comente pelo Facebook

Leia mais!