12.mar.2015

Segurança alimentar – A segurança da caixinha?

Mamães, Quem não se lembra de ouvir histórias de nossos avós que recebiam o leite em casa em garrafas de vidro??? E depois, quem não se lembra de buscar leite fresco na padaria todos os dias?? Quando as “caixinhas” surgiram foi aquela indignação: Como assim meu leite fresco vai para uma caixa de papelão??? Aos poucos a mudança ganhou o gosto – e o entendimento – do consumidor que passou a ter o tempo de vida dos produtos lácteos aumentado e uma maior facilidade no dia a dia.

Outro dia me dei conta de como nossas dispensas estão cheias delas, as caixinhas. E como toda mãe que se preocupa com a alimentação e a segurança no alimento que seu filho vai consumir quis saber um pouco mais sobre essas embalagens chamadas de “longa-vida”. E as descobertas foram bem interessantes.

Estas embalagens são compostas por seis camadas com diferentes materiais – quatro de polietileno, uma de papel e uma de alumínio, que criam uma barreira protetora que impede a entrada de luz, água, ar e micro-organismos que poderiam afetar as características originais dos alimentos como sabor, valores nutricionais e aroma. Dessa forma, os produtos ganham uma vida mais longa e podem ser transportados sem refrigeração aos locais mais distantes.

Porém para que elas mantenham as características citadas acima e a segurança alimentar garantida de fabrica precisamos ficar atentos a alguns cuidados:

• Evite colocar excesso de peso nelas;

• Na hora da compra evite produtos com data de validade vencida, embalagens estufadas, tampas abertas ou violadas e produtos com vazamento.

• Quando armazenada na geladeira, coloque a embalagem na posição vertical para evitar vazamentos.

• As embalagens longa-vida não devem ser aquecidas no micro-ondas ou armazenadas no congelador ou freezer.

O melhor de tudo é que são embalagens 100 % recicláveis, assim também podemos fazer nossa parte para oferecer um futuro ambiental sustentável para os nossos filhos. Uma ótima descoberta, não acham?

E você, qual sua opinião sobre os produtos alimentícios na caixinha? Que vantagens você vê sobre outras embalagens?

Beijos

Angi

aviso

Comente pelo Facebook

Leia mais!