24.ago.2011

Segurança em blogs e redes sociais

Bom dia!
Recebi alguns emails me perguntando sobre o fato de estar moderando os comentários, e não aconteceu nada aqui no blog não, graças a Deus, mas resolvi moderar por precaução.
Eu li no blog Papo de Mãe ( eu queria ter assistido o programa no Canal Brasil, mas não achei na Sky, então só acompanhei o blog mesmo), sobre como nos proteger, e a nossos filhos de pessoas mal intencionadas na internet, e quis compartilhar com vocês. 
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, estamos cada vez mais inseridos nesse mundo virtual, para ter um blog, basta se ter um email e está feito. Acompanho muitos blogs de mães, onde compartilhamos histórias pessoais, fotos, vídeos, nossas angústias. Não acho que devemos fechar blogs, nem privatizar, acho que no mundo virtual, assim como o real, tem pessoas de má fé, e devemos tomar cuidados para segurança mesmo.E acho que temos muitas coisas boas aqui, desabafar, trocar dicas, é muito importante para nós hoje em dia.
Marcos Ferreira, especialista em segurança de informação deu dicas básicas, de um ponto de vista pessoal, e gostei tanto, pensando que muitas de vocês poderiam se interessar vou postar aqui.
Suas informações pessoais:
 Antes de tudo, pense muito antes de divulgar qualquer informação em seu blog, principalmente quando envolve algum assunto pessoal ou foto.
* Nunca divulgue seu endereço, telefone e nome de marido, mulher, filhos ou parentes.
* Tome muito cuidado com fotos. Muitas vezes, as fotos apresentam informações valiosas como a placa de carro, endereço, uniforme escolar do seu filho(a), etc. Essa mesma regra vale para vídeos online. Antes de divulgar o vídeo, veja se o mesmo não está divulgando alguma dessas informações.
* Pense na sua segurança offline: Tenha SEMPRE um olhar crítico e SEMPRE se questione: “Quais informações pessoais estou divulgando com esse texto, foto ou vídeo”? “Com as informações do meu blog, alguém consegue me encontrar na vida real?”
* Caso seja necessário divulgar fotos ou vídeos pessoais para familiares ou amigos, procure fazer através de páginas protegidas por senhas. Hoje em dia, a maioria dos blogs e sites de vídeos possuem este recurso. Restrinja ao máximo a divulgação dessa senha e procure alterá-la constantemente.


Lá no blog Papo de Mãe, tem mais dicas, de como proteger seus filhos que utilizem blogs, e redes sociais para ler mais, só clicar AQUI!
As mamães estão divulgando as dicas também, li na Roberta, na Nathi, e na Nuana!Isso ae meninas, quanto mais divulgarmos, melhor!
Vocês tem tomado alguns cuidados básicos? 

Achei as dicas ótimas, e vocês, gostaram? 

Comente pelo Facebook

Leia mais!