19.set.2017

Ser mãe é …

Guris4

Foto: Lu Hoffmann

Ser mãe é a missão mais difícil do mundo! Além de todas as responsabilidades que carregamos, ainda somos julgadas por nossos erros! Sinto que quando acertamos, não fazemos mais do que nossa obrigação, já que escolhemos ser mãe! Quando erramos, o que acontece muitas vezes, por diversos motivos, somos julgadas! E sim, na maioria das vezes somos julgadas por mulheres que passaram pelo que passamos (ou ainda nem passaram) e parece que esqueceram como é…

Sabemos que ser mãe é uma escolha, mas não é por isso que nos tornamos mulheres perfeitas. Pelo contrário, quando nos tornamos mães erramos por inexperiência, erramos por estarmos cansadas fisicamente ou emocionalmente, erramos por pensarmos demais e não agimos com o coração, erramos por não pensar e agimos com a emoção do momento…

Quando falam que só quem é mãe sabe como é ser mãe é isso mesmo, a maior verdade da maternidade! Antes de ser mãe, eu idealizava que seria a mãe perfeita, nunca brigaria com meus filhos, tão pouco gritaria e pensaria antes de falar qualquer coisa. Quando me tornei mãe, percebi que não ganhei super poderes, que sou humana, que errei, erro e vou errar muitas vezes ainda, mesmo querendo acertar!

As vezes, me culpo, me cobro, me puno, mas se tem uma coisa que tenho certeza nessa vida é que faço o meu melhor por eles, por meus filhos! Tem dias que só queria ser eu, nem que por pouco tempo, pensar em mim, viver para mim, fazer o que bem entendesse sem pensar em mais ninguém, mas não consigo…

Ainda na gravidez me alimento pensando no bebê, o meu corpo se torna “nosso” corpo, já que o bebê sente o que a mãe sente, depois vem a fase da amamentação que é pura doação, tempo, dedicação, noites em claro, peitos rachados, cabelos no ralo, tristeza, alegria, muitos sentimentos ao mesmo tempo!

Sabemos que vai passar, que sobreviveremos, que um dia voltaremos a dormir, sabemos que escolhemos isso, mas o fato de termos feito essa escolha não diminui o que passamos! Nenhuma mãe erra querendo errar, a mãe erra por ser humana! Se pudesse fazer um pedido ao gênio da lâmpada seria que os julgamentos se tornassem abraços, colos, palavras amigas, bolo quentinho, um convite para um café, fraldas…porque o mais difícil da maternidade não é ser mãe, é ser mãe em meio de tantos julgamentos, ser mãe sem ajuda, ser mãe e se sentir sozinha, mesmo tendo a melhor cia do mundo, os nossos filhos!

Saiba, o sorriso deles faz tudo valer a pena, mas ainda assim, terão dias (e noites) que nem o sorriso deles será suficiente, você também precisa SORRIR!!!!

{Angi Simon}

Comente pelo Facebook

Leia mais!