21.nov.2013

Será que meu bebê precisa ir ao dentista?

dentista_bebe

Quando nossos filhotes nascem, começam a surgir muitas dúvidas que enchem os pais de incertezas. Será que estou fazendo certo? Em quais profissionais da saúde devo levar meu filho? Como lidar com determinadas novidades? Entre todas essas inseguranças, aparece a dúvida sobre a saúde bucal do bebê. Qual a idade certa pra levar meu filho ao dentista? Como deve ser a primeira consulta? Será que bebês precisam cuidar da saúde bucal, antes mesmo do aparecimento dos dentes?

Bem, vamos com calma…

O ideal seria que as mamães tivessem esse primeiro contato com o dentista ainda durante a gestação. É o que chamamos de Pré Natal Odontológico. Isso pode parecer novidade pra você mas, desta forma, além da mamãe cuidar dos seus dentes, ela recebe diversas orientações sobre a higiene oral do recém nascido e da primeira dentição, quando aparecem os primeiros dentinhos, e os sintomas desta fase. Assim, as mães de primeira viagem já saberiam o que esperar deste período, além de se aprofundarem também no tema amamentação x desenvolvimento facial, dieta do bebê, aplicação de flúor, qual tipo de chupeta ou mamadeira utilizar, qual é o melhor mordedor, entre outras dúvidas.

A visita ao dentista é uma experiência pela qual a criança vai passar várias vezes durante sua infância, e deve ser vivida sem traumas, de maneira positiva! Por isso, a primeira consulta ao dentista, se possível, deverá ser preventiva. Nesse tipo de consulta, nenhum procedimento “dói” (que é o medo de muitas crianças). Os pais devem estar conscientes disso para saber como se posicionar frente aos eventuais “chorinhos” típicos nas crianças de pouca idade. Com o amadurecimento da criança e a repetição das idas ao dentista, ela vai se familiarizando com o ambiente e com o profissional. Assim, cada consulta será mais leve, formando um vínculo afetivo e de confiança entre profissional e paciente.

Quanto antes a criança fizer a primeira consulta, mais facilmente ela irá incorporar hábitos saudáveis no dia a dia. E é isso que todos os pais querem, não é mesmo? Prevenir os problemas bucais desde cedo é essencial, e o papel dos pais é fundamental para isso acontecer. Para que a dentição se desenvolva de forma saudável, é necessário acompanhamento profissional e diagnósticos precoces. Assim, possíveis tratamentos que vierem a ocorrer ficam mais fáceis e menos traumáticos. Vale o alerta, pois, infelizmente, é comum os pais deixarem esta primeira consulta “para depois”. Não deixe que isso aconteça, para que seu filho se desenvolva melhor e construa suas primeiras impressões desde cedo. Todos os pais querem ver seus filhos felizes e saudáveis. Para isso, responsabilidade é essencial para garantir uma boca saudável para sua criança. Um belo sorriso é uma bela porta de entrada ali na frente, não é?

Mas como colocar isso tudo em prática? Confira algumas dicas que podem ajudar:

– Não deixe de fazer o Pré Natal Odontológico. Cuide da sua saúde bucal, evitando assim a transmissão de germes para o bebê.

– A higiene da boca do bebê deve ser feita com uma gaze úmida em água fervida ou soro, enrolada no dedo indicador. Deslize sobre a gengiva, lábios e língua do bebê pra tirar os resíduos de leite.

– Quando começarem a aparecer os primeiros dentinhos, é hora de visitar o seu amigo dentista!

– Agora, a escovação deve ser feita com escova de dente apropriada pra idade, pelo menos três vezes ao dia, principalmente após as refeições. E o fio dental? Tem que usar também!

– Evite dar mamadeiras a noite e por longos períodos, ou com achocolatados.

– Não assopre a comida do bebê, não divida talheres e nem beije a sua boquinha.

– Os alimentos sólidos devem ser introduzidos gradualmente, aumentando a consistência dos alimentos aos poucos, até chegar a alimentação de toda a família. Isso estimula a mastigação e desenvolve os ossos e músculos do rosto.

– Limite os lanches que a criança come durante o dia: evite oferecer refrigerante, alimentos a base de amido e sem nutrientes, já que podem causar cáries.

Portanto, hábitos saudáveis, higiene adequada, alimentação e acompanhamento profissional são essenciais para garantir o sorriso saudável do seu filho pra vida toda!

Mamãe informada, bebê saudável.

 

Reabilitação Oral e Ortodontia

Dra. Claudia Mezzomo Pocztaruk

Especialista e Mestre em Ortodontia

Odontologia Preventiva

CRORS 13876

www.doutorrafael.com.br

Comente pelo Facebook

Leia mais!