1.ago.2016

Seu filho tem Adenoide? Quando precisa operar?

 Oi gurias, tudo bem? Muitas leitoras me perguntaram sobre ADENÓIDE e mais uma vez a Dra Fernanda do Blog Seu Pediatra está aqui para nos ajudar! A Dra. Fernanda Freire é pediatra em São Paulo, e como sei o quanto é difícil encontrar uma pediatra de confiança, fica a dica para as mães de São Paulo, se vocês quiserem ver mais informações sobre o consultório, acesse AQUI, eu super indico! 

Seu filho tem Adenóide? Quando precisa operar?

Outro dia falei sobre as amígdalas (clique aqui), e hoje vamos falar de uma “parente” dela: as adenoides, também conhecida como carne esponjosa.

adenoide

Imagem daqui!

amigdalaseadenoide

Na verdade todo mundo tem adenoide. Mas algumas pessoas se referem à ela como se fosse uma doença. Vamos entender melhor esse assunto?

Onde ficam as adenoides e para quê elas servem?

Assim como as amígdalas, elas estão ali para nos defender de alguns microrganismos e fazem parte do sistema de defesa. Elas ficam na parte de trás do nariz, e acima das amígdalas, como você pode ver na foto.

Quando elas começam a causar problemas?

Por ficar na parte de trás do nariz, quando elas crescem muito atrapalha a entrada do ar pelo nariz e aí que começam os problemas.

Elas, normalmente, crescem nos primeiros anos de vida e por volta dos 6-7 anos começam a diminuir de tamanho. Ao aumento das adenoides nós damos o nome de hipertrofia de adenoide.

Quais os problemas que elas podem causar quando aumentam demais?

Como o ar não entra direito pelo nariz a criança começa a respirar muito pela boca, isso vai alterando o desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura da face, podem levar a modificação no rosto da criança.

A criança também vai precisar respirar pela boca enquanto dorme, e vai roncar, podendo apresentar apneia do sono.

Ela pode dificultar que a criança sinta o cheiro dos alimentos, e consequentemente do sabor da comida, e diminuir a vontade de comer da criança, podendo inclusive dificultar o ganho de peso.

Elas podem atrapalhar o funcionamento da tuba auditiva, que liga o nariz ao ouvido lá por dentro. Isso pode levar à infecções de ouvido de repetição, ou mesmo amígdalas podem inflamar mais vezes já que a criança só respira pela boca.

Viu quantos problemas o aumento da adenoide pode trazer? 

Qual o exame que consegue ver se as adenoides estão aumentadas?

Como elas ficam muito no fundo do nariz, a médica não consegue ver as adenoides pelo exame físico. Para isso pedimos um RX para ver como está a passagem do ar na área, e com isso conseguimos estimar qual o tamanho das adenoides. Outro exame que fazemos é a nasofibroscopia, em que o otorrino usa uma câmera bem pequena para ver diretamente de que tamanho está a adenoide.

Sempre que a adenoide está aumentada precisa operar?

Na verdade não. Depende de quais os prejuízos que isso está trazendo para a criança e se tem chance de melhorar sozinho ou se irá demorar muito para isso acontecer.

Infelizmente, não existe nenhuma vacina, nem remédio que façam as adenoides diminuírem sozinhas. O médico pode prescrever alguns remédios para tentar amenizar os prejuízos que elas estão causando, se ainda assim os sintomas persistem pode ser preciso operar para retirá-las. Você irá acompanhar isso junto com sua pediatra e com um otorrino.

Tem algum problema para a imunidade retirar as adenoides?

Não tem problema nenhum, apesar de elas fazerem parte do sistema de defesa, hoje em dia temos muitos outros mecanismos para proteger nosso organismo. Estudos mostraram que as crianças que retiram as adenoides e as amígdalas não tem risco maior de ter infecções. E é melhor retirá-las do que ter as duas inflamando, causando infecções o tempo todo e atrapalhando a respiração e a alimentação.

Beijos,

Dra. Fernanda Freire – Alergista e Pediatra em São Paulo, telefone (11) 4301-1098.

Comente pelo Facebook

Leia mais!