18.nov.2016

Sinais que seu filho está pronto para o DESFRALDE!


Como saber que meu filho está pronto para o desfralde? Quando tirar as fraldas do meu filho? São perguntas que todas as mães se fazem quando o filho está perto dos 2 aninhos.

A verdade é que não existe uma idade certa para o desfralde. Algumas crianças deixam as fraldas antes dos 2 anos, algumas depois e outras só com 3 anos ou mais, o fundamental é estar atenta aos sinais que as crianças dão! Lembrem-se: cada criança é única, não compare o desenvolvimento de um filho com outro, ou do seu filho com o vizinho, respeite a individualidade do seu filho! 

sinais-desfralde

SINAIS QUE SEU FILHO ESTÁ PRONTO:

1 – Fica incomodado com a fralda! Se seu filho tira a fralda ou pede para tirar a fralda pode ser um sinal que esteja pronto para o desfralde.

2 – Mostra interesse pelo penico/patente ou cueca! Isso é bem comum quando as crianças tem irmãos mais velhos, eles se espelham muito nos irmãos, ter um “irmão grande” pode influenciar muito para o processo do desfralde. Por aqui o Antônio é o professor do Caetano e está sendo muito importante para ele. 

3 – Avisa que fez ou que fará xixi ou cocô! 

4 – Não tem medo/pânico de penico ou patente! 

5 – Consegue abaixar e levantar a calça/bermuda/saia! É importante ter autonomia para fazer xixi, sem depender de alguém para fazer por ele. 

6 – Faz cocô firme e no mesmo horário! Isso facilita, pois você saberá a hora que ele faz cocô  pode lembrá-lo no começo, evitando cocô na cueca!

7 – Fica com a fralda seca por algumas horas, significa que tem controle do xixi e conseguirá segurar até que tire a roupa e faça xixi. 

8 – Entende ordens simples como: pegue o lenço umedecido, o brinquedo… assim poderá ir até o banheiro, sentar, enfim…

Seu filho está dando sinais que está pronto? MARAVILHA! Então te desejo MUITA PACIÊNCIA  e AMOR, pois essa fase não é fácil (até pode ser…mas normalmente não é) e aí vão algumas dicas para que seja um processo tranquilo prá toda família!

  • Reúna a família e conversem sobre esse processo que todos devem estar envolvidos! 
  • Pai, mãe e cuidadores NUNCAAAAA devem repreender um xixi ou cocô na cueca/chão!
  • VIBREM MUITO e VALORIZEM cada xixi/cocô no penico/patente!
  • Pergunte se ele quer fazer xixi/cocô de tempos em tempos, principalmente se ele está brincando, pois pode se distrair e esquecer! 
  • Converse com a escola ou avós, caso eles fiquem com a criança algum turno do dia, é um processo onde todos que convivem com a criança devem se envolver e estar na mesma VIBE!
  • Caso aconteça algum acidente (o que é beeeem normal) RESPIRE FUNDO e LIMPE FELIZ DA VIDA, fale que está tudo bem, que não tem problema, e que tem certeza que na próxima vez ele irá fazer no lugar certo, seja penico/patente!
  • USE RECOMPENSA com estrelinhas e adesivos a cada xixi/cocô no penico/patente e se achar válido, ao final do processo dê um presente especial! 

Gurias, espero que as dicas ajudem vocês nesse processo tão importante para as crianças! Tenham em mente que ninguém conhece seus filhos melhor do que vocês, então se vocês acharem que seu filho não está pronto para o desfralde, não cedam a pressão de familiares, escola e conhecidos! Caso o desfralde esteja sendo desgastante e sofrido para seu filho , conversem, voltem atrás, coloquem fraldas novamente, esperem até ele estar pronto! 

Beijos

Angi

Comente pelo Facebook

  • Leticia

    O meu Tem três anos e um mês, xixi faz no ? mas pede pra por a fralda pra fazer cocô, não tenho segurança de sair com ele sem fralda ainda ?

  • Adriana

    O meu tem 4 anos e tbm pede a fralda para fazer cocô, mas estou começando a me preocupar porque ele tem muito medo de fazer cocô no vaso sanitário e fala que dói, nunca fez no banheiro. Não sei mais o que falar para ele. O que faço meninas? Ele vai fazer 5 anos em Janeiro já.

Leia mais!